Três sapos e três rãs se encontram alinhados em um ‘tabuleiro’ de uma só linha com sete casas. Para se movimentar, eles podem deslizar para um mesmo lado ou pular um por cima do outro. Será possível trocar os grupos de anfíbios de lugar, invertendo as posições?
Um tabuleiro oferece grandes possibilidades de entretenimento, como é o caso dos jogos de xadrez, damas ou go. Mas também pode ser palco ideal para discutir ideias matemáticas interessantes. Nesta edição, analisamos passeios que a torre, do xadrez, pode fazer nessa superfície quadriculada
Problemas de contagem de coleções de objetos são parte de uma área da matemática chamada combinatória. Podem ser simples de explicar, mas requerem sutileza e engenhosidade em sua solução. Um estacionamento na frente de uma lojinha nos ajudará a apreciá-los
O mágico Máximus retorna à cena com seu fiel ajudante, Vítor. Desta vez, eles trazem um truque simples, mas desconcertante. Usando um baralho ou papeizinhos numerados, depois do embaralhamento, o mesmo número sempre aparece. Um pouco de engenhosidade e aritmética explicam esse truque matemático.
Três amigos tenistas, Afonso, Bernardo e Carlos, decidem fazer uma brincadeira: Afonso ganhará um prêmio se vencer duas partidas seguidas contra os outros dois. Mas elas devem ser jogadas em uma das ordens a seguir: i) Bernardo, Carlos e Bernardo; ii) Carlos, Bernardo e Carlos.