Resultados Imediatos

Perdas florestais no Xingu

Análises espaciais e temporais dos padrões de desmatamento na bacia hidrográfica apontam para uma cobertura majoritária de pastagem e agricultura no período de 1985 a 2019. A partir dessas ‘trajetórias evolutivas’, é possível saber ‘quando’, ‘quanto’, ‘onde’ e ‘o que’ se perdeu de floresta.

Câncer e covid-19

Estudos do INCA indicam que o novo coronavírus apresenta maior número de mutações no organismo de pessoas com câncer, e que estas também são mais suscetíveis a infecção simultânea por mais de uma variante do agente causador da covid-19.

Radiografia da pandemia no país

Estudo recente registra como a covid-19 afeta as populações e os sistemas de saúde das regiões brasileiras e aponta para a necessidade de se ter um programa de assistência mais justo, inclusivo e equilibrado.

Abelhas da noite

Espécies noturnas, que dependem da intensidade de luz para visitar flores à noite, vêm sendo cada vez mais estudadas por seu potencial para polinizar importantes culturas agrícolas e por suas adaptações visuais que inspiram aplicações tecnológicas.

Em busca de fármacos contra a covid-19

Rede RMN-Rio reúne laboratórios de pesquisa no país para desenvolver medicamentos eficazes contra o vírus responsável pela atual pandemia. Processo essencial para o ciclo viral está na mira do grupo brasileiro.

Benefícios atmosféricos do isolamento social

Qualidade do ar melhora com o confinamento imposto pela atual pandemia, mas modelo de produção e consumo da sociedade precisa mudar, uma vez que o planeta tem recursos limitados e mostra claros sinais de esgotamento.

A percepção pós-pandêmica da ciência

Embora seja cedo para tirar conclusões sobre os efeitos da covid-19 na credibilidade da prática científica, é possível vislumbrar uma mudança sobre seu entendimento na sociedade: ela já é retratada com mais realismo e crítica.

É possível prever 2030?

Uso de autômatos celulares – modelos de evolução temporal que simulam mudanças do espaço – permite prever como será a configuração da área urbana no final da década. Pesquisa mostrou uma expansão significativa da região.

Open chat