Mais do que ilusão, constitui um ato de irresponsabilidade cívica e civilizatória supor que a rarefação das capacidades de calcular, ler e intuir a complexidade do mundo não afete a qualidade da vida democrática. Leia a coluna de Renato Lessa publicada na CH 334.
O diplomata polonês Jan Karski, ligado à resistência antinazista durante a Segunda Guerra, foi o primeiro a denunciar ao mundo o que se passava em seu país. Na CH deste mês, o cientista político Renato Lessa fala sobre filme que mostra a reação dos interlocutores diante de seus relatos.
O cientista político Renato Lessa discute o romance 'K.', de Bernardo Kucinski. Mesclando fato e ficção, o livro vai além do registro e da denúncia de um episódio típico da ditadura. A resenha faz parte do 'sobreCultura 10', suplemento trimestral da CH.
Na ‘Sobre humanos’ de julho, Renato Lessa faz um balanço da balzaquiana CH. Apesar das conquistas, os desafios ainda são grandes, tanto no que tange à construção da cultura científica quanto no que se refere à formação de uma demanda qualificada por democracia.
Em sua coluna na CH 293, Renato Lessa trata da implantação da Comissão da Verdade no Brasil e ressalta que a investigação de torturas e assassinatos praticados no governo militar pode revelar dados históricos cruciais para o entendimento do que somos como nação.