Mulheres na Ciência

As quatro vidas de uma historiadora

Com uma vitoriosa carreira acadêmica dedicada a dar voz aos que foram silenciados no passado, Hebe Mattos faz um retrospecto das diferentes fases de seu trabalho, que extrapola os muros da universidade com a produção de livros e filmes historiográficos.

Física por prazer e vocação

Cientista e mãe de duas filhas, Andrea Latgé relembra sua trajetória em uma área predominantemente masculina, enfatiza a importância do amor pela profissão e destaca a necessidade de experimentar para encontrar o caminho certo.

Educadora e aprendiz da ciência e da vida

Da área de geografia social, Júlia Adão Bernardes, professora e pesquisadora, narra sua trajetória de décadas na academia, com produção científica sempre comprometida com a superação da exploração e da opressão.

Pelos caminhos da química

De Córdoba a São Paulo, docente da USP conta sua trajetória por meio das pesquisas e trabalhos que realiza em áreas como a eletroquímica.

O caminho até o ‘Nobel’ da Educação

Com formação em ciências humanas, docente da rede pública de São Paulo revela como passou a dar aulas de robótica e foi reconhecida como uma das dez melhores professoras do mundo em 2019.

Do mar aos coprólitos e à saúde silvestre

Frustrada em uma expedição com Jacques Custeou, a bióloga Marcia Chame desistiu da biologia marinha e abraçou a paleoparasitologia, contribuindo para a conservação da biodiversidade e conquistando diversos prêmios na área

Sou cientista, e você também pode ser

Criadora do Projeto Cosmos, que ensina astronomia em escolas públicas, fala sobre como desconstruir a ideia de que a carreira científica é possível, e não reservada a mentes geniais.

A matemática da diversidade

Professora da UFRJ e mãe de dois filhos, Cecília Salgado reconhece os obstáculos de sua área para minorias: “É impossível falar em meritocracia, quando todos não temos as mesmas condições”