Mulheres na Ciência

Pelos caminhos da química

De Córdoba a São Paulo, docente da USP conta sua trajetória por meio das pesquisas e trabalhos que realiza em áreas como a eletroquímica.

O caminho até o ‘Nobel’ da Educação

Com formação em ciências humanas, docente da rede pública de São Paulo revela como passou a dar aulas de robótica e foi reconhecida como uma das dez melhores professoras do mundo em 2019.

Do mar aos coprólitos e à saúde silvestre

Frustrada em uma expedição com Jacques Custeou, a bióloga Marcia Chame desistiu da biologia marinha e abraçou a paleoparasitologia, contribuindo para a conservação da biodiversidade e conquistando diversos prêmios na área

Sou cientista, e você também pode ser

Criadora do Projeto Cosmos, que ensina astronomia em escolas públicas, fala sobre como desconstruir a ideia de que a carreira científica é possível, e não reservada a mentes geniais.

A matemática da diversidade

Professora da UFRJ e mãe de dois filhos, Cecília Salgado reconhece os obstáculos de sua área para minorias: “É impossível falar em meritocracia, quando todos não temos as mesmas condições”

Uma antropóloga da Amazônia

Pesquisadora premiada lista ações importantes para que cada vez mais mulheres ocupem posições de destaque na ciência

A fórmula da igualdade de gênero na química

Pesquisadora premiada lista ações importantes para que cada vez mais mulheres ocupem posições de destaque na ciência

Física e ciência, substantivos femininos

Professora titular da UFRJ relembra a ebulição do movimento feminista durante seu doutorado em Berkeley (EUA) e revela o que considera a melhor estratégia para empoderar mulheres cientistas.