Conexão Ciência e Saúde

Vacinas: esperança contra a covid-19

O desenvolvimento de múltiplos imunizantes baseados em tecnologias diferentes mostrou-se a melhor estratégia para enfrentar a pandemia e garantir a proteção da população

Lições da pandemia: fortalecer redes internacionais de pesquisa translacional

O Brasil precisa reforçar instituições nacionais capazes de formar alianças para superar a dependência tecnológica e produtiva do país na área da saúde e transformar o conhecimento científico em soluções biomédicas inovadoras que melhorem a vida da população.

Ciência para a educação

Assim como acontece na área da saúde, é preciso reunir conhecimentos multidisciplinares, baseados em evidências científicas, para promover intervenções capazes de melhorar os índices educacionais no país.

Quais são as doenças mais importantes?

Em um cenário de emergência sanitária provocada pela pandemia de covid-19 e de redução de recursos destinados à ciência, torna-se um grande desafio equilibrar os investimentos nas várias áreas da saúde .

Ciência em prol da saúde global

A pesquisa translacional tem contribuído muito para o desenvolvimento de produtos e estratégias para prevenir, diagnosticar e tratar doenças de maior impacto social e reduzir as desigualdades entre as diversas populações do mundo na área da saúde.

Pesquisa translacional: como e por quê

Lançado nos anos 1990 como um conceito para acelerar a troca entre ciência básica e clínica, esse termo é apenas um novo rótulo para uma prática antiga, criado para reforçar as relações entre pesquisa biomédica e a indústria farmacêutica norte-americana

O desafio da vacina para covid-19

O desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz é uma importante arma para enfrentar a pandemia. Mas é preciso superar obstáculos para obter um produto economicamente viável e em quantidade capaz de atender à urgente demanda mundial.

Open chat