Alguns pesquisadores julgam que a divulgação científica corrompe o conhecimento que quer transmitir. Franklin Rumjanek contesta esse ponto de vista, explica por que devemos fazer divulgação e discute o seu alcance para motivar o interesse pela ciência.
Em 2010 comemora-se o centenário de morte de Joaquim Nabuco, mais conhecido por sua luta contra a escravidão. Este artigo destaca as obras do diplomata e escritor pernambucano que revelam seus ideais de harmonia social e progresso para o Brasil.
Ir à praia é parte fundamental da cultura brasileira: o hábito motiva turismo, estilos musicais, modas de verão. Mas nem sempre foi assim. Em resposta a nosso leitor, uma historiadora conta quando a praia começou a ser um lugar de lazer e de banho no Brasil.
Em julho, a cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi marcada pela campanha da Guiné Equatorial para integrar o grupo. Renato Lessa aponta para uma dupla incoerência: a aliança cogitar a entrada e o Brasil simpatizar com o pleito.
O orgasmo é visto atualmente como sinônimo de uma relação sexual saudável, e tornou-se quase um fim em si mesmo. Do ponto de vista biológico, porém, o sexo é apenas um meio de assegurar a reprodução. O clímax feminino teria um papel biológico?
O anseio de tornar o acesso à cultura cada vez mais amplo permeia a diversificada carreira de Robert Darnton. Uma das atrações da recém-encerrada Flip, o historiador fala à CH sobre tecnologias digitais, os rumos da palavra impressa e um futuro marcado pela convivência de ambos.