A certa altura do filme Que horas ela volta?, Val (Regina Casé), a empregada que mora no serviço em São Paulo, ralha com sua filha Jéssica (Camila Márdila), recém-­chegada do Nordeste, ao vê-­la aceitar  o sorvete que seria do filho dos patrões,  e diz mais ou menos assim: “Eles só oferecem alguma coisa que é deles porque sabem que a gente não aceita”. Em outra cena, como se estivesse continuando a anterior,  é Jéssica quem ralha com a mãe, afrontando: “Quem é que te ensinou essas regras? Elas estão escritas em algum livro?”. Ao que Val responde, com raiva: “Ninguém precisa ensinar; a gente já nasce sabendo as regras”.

Há muito o que dizer do filme de Anna Muylaert, que acaba de ser designado como o candidato do Brasil ao Oscar de 2016. Das mães que saem para trabalhar e daquelas que ficam em casa, criando os filhos dos outros, deixando seus próprios para trás. Do espanto meio incrédulo da patroa ao ouvir da filha da empregada que ela faria vestibular para a Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (“Tá vendo, o país tá mudando mesmo”) ao desconforto igualmente incrédulo de Jés­sica ao receber uma  estapafúrdia proposta de casamento do patrão de sua mãe.

Nosso espaço doméstico recria a tragédia de 500 anos de história brasileira: a violência, o paternalismo, a hierarquia, o racismo,  a dependência

Tem razão a diretora quando ar­gumenta tratar-­se de um filme sobre afetos. É mesmo. A casa é o espaço do conforto e do afeto, e não seria diferente  na casa de classe média alta do Morumbi, onde se passa a histó­ria. Só não creio que seja um afeto “de  aluguel”, como ela o denomina. O afeto de Val por Fabinho, de quem continua sendo babá, é real. O afeto dos patrões por Val também o é, e vice­-versa. É esse afeto que, mesmo permeado pela hierarquia e pela diferença, permite a convivên­cia entre eles por tantos anos. E é es­se mesmo afeto que, no filme, é rein­ventado por mãe e filha. Pena que Fabinho e sua mãe escolham o caminho contrário. Se, ao fim da história, Val e Jéssica se reencontram em uma nova casa, Fabinho, ao ser reprovado no vestibular, ganha dos pais uma temporada na Austrália, bem longe. “Que lonjura”; Val é a única que reclama.

Mas é de afeto e muito mais que trata  o filme. Na impossibilidade de explorar tudo, fico com as regras silenciosas,  que compartilhamos todos os dias na intimidade de nossos lares. Se houvesse apenas um resquício da escravidão no Brasil de hoje – infelizmente, há muitos – ele estaria ali, na cozinha, no banheiro, no quartinho de empregada. Nosso espaço doméstico recria a tragédia de 500 anos de história brasileira: a vio­lência, o paternalismo, a hierarquia, o racismo,  a dependência. A sub­serviência  e a arrogância disfarçada de generosidade.

Transformações

Com tudo isso, é um alento assistir à atitude descarada de Jéssica abertamente desrespeitando as regras que ela finge desconhecer. Mas bom mesmo é acompanhar a lenta transformação de Val, tão bem representada pelas bande­jas com as quais lida. No aniversário da patroa, Val lhe dá de presente uma bandeja com xícaras e pires bran­cos e pretos, para serem usados misturados  – modernos.  A patroa rejeita tanta modernidade e prefere ficar com a bandeja quatrocentona de sua avó. Pouco tempo depois, limpando com força, Val sem querer quebra a bandeja da família. Lá se foi a tradição, e não teve cola que desse jeito de consertar. Sobrou a bandeja  moderna, barata, onde preto e branco se misturam, que Val, com toda a propriedade, tomou para si.

Que horas ela volta?
Para historiadora, filmes como ‘Que horas ela volta?’ podem ajudar a transpor fosso social que ainda persiste no trabalho doméstico no Brasil.(foto: divulgação)

Entre a tradição e a modernidade, nem é de se espantar que o filme te­nha o final que tem. Ao deixar para trás a bandeja de prata que usava para servir café nas festas dos bacanas e ficar com a de plástico para ela, é Val quem opera a mudança fundamental do filme. Se era ela quem mandava dinheiro todo mês para permitir que Jéssica  estudasse, é ela quem possibilita a libertação real da filha, e a impede de repetir a sua própria história. Ao deixar o emprego, Val libera Jéssica para criar o próprio filho. E também para estudar. E até para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. 

No filme, Jéssica será a única mulher que terá esta chance. Mas, para isso, Val, a empregada à moda antiga, não volta mais. Disso, todas as empregadas domésticas já sabem, mesmo as que ainda  trabalham  à moda antiga. O serviço do­méstico não está em extinção, mas a empregada que mora na casa dos pa­trões está. Resta saber se as classes média e alta já entenderam isso.

Que horas ela volta? é um filme oti­mista sobre as transformações re­centes da sociedade brasileira. Mas estará o país mudando mesmo? 

Que horas ela volta? é um filme oti­mista sobre as transformações re­centes da sociedade brasileira. Mas estará o país mudando mesmo? Para as jéssicas que hoje nem precisam sair de suas cidades para ingressar nas universidades, certamente. Para suas mães, que viajam de avião e têm ce­lular, também. Mas as revoluções no espaço doméstico, quando  ocorrem, são lentas. Basta lembrar que o mesmo público que aplaude a Regina Casé vocifera contra a PEC das do­mésticas, proposta de emenda constitucional que confere novos direitos às empregadas domésticas no Brasil. São os mesmos que designam banheiros diferenciados para babás em clubes de luxo da Zona Sul do Rio de Janeiro e que não abrem mão de uma boa folguista nos finais de semana. E que, certamente, consideram suas empregadas domésticas quase como se fossem da família. 

Cartaz do filme Que horas ela volta?
Filme de Anna Muylaert é o candidato brasileiro ao Oscar 2016. (imagem: divulgação)

Pena que uma coisa que emenda constitucional nenhuma pode fazer sozinha é mudar uma sociedade on­de a hierarquia é tamanha que impede patrões e empregados domésti­cos de sentarem-­se juntos à mesa para partilhar um mísero sorvete. De novo, o problema é menos o trabalho doméstico em si – que existe em tantos países do mundo –, e mais o fos­so social que ele representa. Para transpô-­lo, filmes emotivos como o Que horas ela volta? ajudam, e muito.

Para a classe média que reclama de suas empregadas e vai ao cinema, é uma oportunidade rara de exercitar a identificação com aquelas de quem são supostamente diferentes. Menos cordialidade e mais empatia, talvez seja disso que precisemos para deixar a sociedade das patroas e de suas empregadas para trás.

Esta crítica foi publicada na CH 331. Clique aqui para acessar uma versão digital da revista e ler outros textos.

Keila Grinberg
Departamento de História
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

 

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

Outros conteúdos nesta categoria

614_256 att-22975
614_256 att-22985
614_256 att-22993
614_256 att-22995
614_256 att-22987
614_256 att-22991
614_256 att-22989
614_256 att-22999
614_256 att-22983
614_256 att-22997
614_256 att-22963
614_256 att-22937
614_256 att-22931
614_256 att-22965
614_256 att-23039