Pergunta enviada por João Vieira, do Rio de Janeiro/ RJ
Computação em nuvem é uma tendência recente da tecnologia. ‘Nuvem’ é uma metáfora para a internet e seus serviços, sendo composta por milhares de computadores interconectados. O objetivo é proporcionar serviços de tecnologia da informação (TI) de acordo com a demanda de cada usuário.
Dados podem ser acessados a partir de um navegador – independentemente de sua localização geográfica. Isso significa que usuários podem armazenar e acessar seus documentos pessoais na internet (por meio de aplicativos como Dropbox ou Sugarsync, por exemplo); podem utilizar um editor de textos on-line (Google Docs, por exemplo); e empresas ou universidades podem usar grandes infraestruturas de computadores (Amazon Web Services, por exemplo) para processar e analisar dados, reduzindo custos e permitindo mais foco em inovação.
Na nuvem, os recursos são monitorados, possibilitando a tarifação de acordo com o uso, da mesma maneira que os serviços de telefonia e energia. Com isso, os usuários podem alugar capacidade de computação e armazenamento, em vez de investir na aquisição e instalação de equipamentos. Apesar das vantagens, a nuvem traz alguns desafios, como a garantia da qualidade de serviço e da privacidade dos dados.
Flávio R. C. Sousa
Universidade Federal do Ceará (Campus de Quixadá)
Texto originalmente publicado na CH 304 (junho de 2013).