Resultados Imediatos

Soro convalescente contra a covid-19

Imunização passiva com plasma de pacientes que se recuperaram de infecção por coronavírus mostrou-se eficaz, embora mais estudos sejam necessários para o combate da atual pandemia.

Aliados na avaliação da contaminação ambiental

Técnica de radiocarbono aplicada a algas marinhas vem sendo usada com sucesso para identificar contaminação por combustíveis fósseis. Método pode ser útil em casos de derramamentos de petróleo, com grande impacto ecológico.

Mistério em gotas

Novo estudo aposta no uso de sequências de DNA para evitar a formação de agregados de proteínas que, possivelmente, são os principais responsáveis pelo surgimento de doenças neurodegenerativas.

Tratamento controlado do câncer

Pesquisadores brasileiros desenvolvem reservatório nanoscópico para liberar, de forma controlada, medicamento usado no tratamento de vários tipos de câncer. Os primeiros testes dessa mostraram resultados ao mesmo tempo surpreendentes e promissores.

Nova luz no diagnóstico de linfomas e leucemias

Método automatizado baseado em modelos matemáticos permite analisar dados gerados por citometria de fluxo com mais eficácia e precisão.

Mães fumantes, filhos obesos

Estudo em animais mostra que tabagismo durante o período da amamentação aumenta a probabilidade de bebês apresentarem sobrepeso na vida adulta, mesmo quando as mães pararam de fumar na gestação.

Drones para mapeamento

Sistemas de navegação e câmeras de alta resolução, entre outros equipamentos sofisticados acoplados a essas aeronaves, permitem obter imagens com precisão, em escalas de extremo detalhe.

Robôs magnéticos contra bactérias

Robôs controlados magneticamente são capazes de exterminar os biofilmes, que são colônias de bactérias com efeitos devastadores não só para o corpo humano (infecções e outras complicações), mas também para a indústria, setor em que geram prejuízos anuais na casa dos bilhões de dólares.