Quando foi a última vez que o/a leitor/a observou vaga-lumes zanzando na escuridão? Ou contemplou a Via Láctea e a imensidão do universo a olho nu? Provavelmente, para os moradores de grandes centros urbanos, a resposta será “há muito tempo”. Com o aprimoramento das tecnologias de iluminação e o crescimento das cidades, a produção e a distribuição de luz artificial aumentaram enormemente – a níveis excessivos e desnecessários. Os efeitos pouco divulgados dessa ‘poluição luminosa’ estão relatados neste artigo.
Sintetizada a partir do metabolismo do aminoácido metionina, a homocisteína tem efeito tóxico para o organismo. Embora os mecanismos de toxicidade da substância ainda não estejam totalmente esclarecidos, estudos sugerem que altos níveis de homocisteína no plasma e nos tecidos podem estar relacionados à maior predisposição para doenças neurodegenerativas e cardíacas.
Em 1866, foi o equipamento que permitia gerar corrente elétrica contínua – o primeiro capaz de fornecer eletricidade na quantidade exigida para uso industrial. Seu autor foi um engenheiro militar alemão que se tornaria empresário bem-sucedido, político com visão social progressista e, ao final da vida, nobre.