Nas últimas décadas do século 17, na Inglaterra, em meio a um extenso debate em torno à tolerância religiosa, foram esboçados os contornos do secularismo jurídico que fundamenta os Estados modernos: neutralidade confessional das instituições públicas, respeito às convicções religiosas individuais e regulação civil de sua expressão pública.
Mamífero, que se dispersou por quase todos os continentes, é considerado espécie invasora em muitas regiões, onde prolifera sem controle e prejudica a biodiversidade nativa. No entanto, não há fortes evidências científicas, sobretudo no Brasil, que indiquem o real impacto desse animal nos ecossistemas.
Sabendo que o início do universo se deve à maior explosão já conhecida, o Big Bang, poderia sua expansão (acelerada) ser causada pela segunda maior explosão conhecida pela astronomia atual, as supernovas? Pergunta do leitor Ernesto Martins, de Petrópolis (RJ).
Dotados de cavidades e canais, esses sólidos – como o nome indica – podem ‘peneirar’ moléculas, separando-as de outras substâncias, acelerando, assim, reações químicas e aumentando a eficiência desses processos. Essa capacidade deu às peneiras moleculares vasta aplicação na indústria, como na produção de álcool e derivados de petróleo.
Buracos encontrados em árvores, fendas de rochas e no chão são muito importantes para os animais, inclusive insetos como abelhas e vespas. Esses organismos buscam cavidades naturais, especialmente em árvores, para construir seus ninhos e formar suas colônias, e suas populações são fortemente impactadas pelo desmatamento.
Se compreendermos que dengue, chikungunya e zika são fenômenos coletivos, entenderemos que o problema está, de certa forma, em nós mesmos, na forma como vivemos, adoecemos, trabalhamos, consumimos, enfim... na forma como levamos a vida social.
1966. Publicada obra que ganharia vasta atenção da comunidade antropológica internacional. Ainda atual, instigante e amplamente reconhecido, o livro, escrito por uma das mais influentes antropólogas britânicas, mostra – ao analisar conceitos como tabu, impureza e infortúnio – de que forma o simbolismo é responsável não só por reforçar padrões e estruturas sociais, mas também por ordenar a experiência do cotidiano.
Evolução é a palavra-chave para o desenvolvimento das espécies. Normalmente, esse processo ocorre lentamente, mas, em ambientes mais isolados, como ilhas, a evolução acontece de modo mais acelerado. O curioso é que, se um grupo de animais coloniza uma ilha, as pressões seletivas desses ambientes podem favorecer o desenvolvimento de espécies gigantes.