Qual a diferença entre teoria e lei? Por que a seleção natural de Darwin é teoria?

Em uma conversa com amigos podemos levantar uma teoria sobre os motivos da nossa grande derrota para a alemanha na última copa do mundo de futebol, sobre os rumos da crise econômica e outros infinitos temas relevantes. Seriam essas teorias válidas? Claro que sim! Mas não são teorias científicas. Na ciência, chamamos de teoria o que é fortemente embasado por diversas pesquisas feitas de forma independente por cientistas ao longo do tempo. Não é um mero palpite de mesa de bar. Além disso, uma teoria científica não chega à maturidade depois de fazer 18 anos e se transforma em lei.

Teoria não é uma versão menos confiável que uma lei, longe disso. Enquanto as teorias científicas explicam fenômenos da natureza, as leis são descrições generalistas desses fenômenos. São termos bem diferentes! Por exemplo, a evolução é uma teoria. Mas não é uma teoria qualquer. Segundo o biólogo alemão Ernst mayr (1904­2005), a evolução é uma teoria que se transformou em um fato devido à imensa quantidade de evidências que a suportam. É um fato, assim  como o fato de a Terra circular ao redor do Sol. Uma das suas mais importantes forças propulsoras é a teoria da seleção natural.

Enquanto podemos considerar a evolução como o fato de que o mundo não é constante e de que os organismos são transformados ao longo do tempo, a teoria da seleção  natural seria o mecanismo que explica, em grande parte, como essas constantes e graduais transformações ocorrem. As evidências de que a seleção natural é real e de extrema importância para a evolução biológica são incontáveis e de diversas áreas do conhecimento, desde históricas (registro fóssil) até experimentais (como descrito em bactérias e peixes). Então, podemos afirmar que sim, a seleção natural é uma teoria científica, e isso não diminui sua importância e seu embasamento científico. Bem diferente daquelas teorias que inventamos todos os dias…

Você acabou de ler um texto publicado na CH 333. Clique aqui para acessar uma versão digital parcial da revista e ler outros textos da edição.

Luiz Fernando Jardim Bento
Museu Ciência e Vida
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro

Matéria publicada em 04.03.2016

• Caetano Amorim

Por gentileza, cita pra gente alguma coisa cientificamente comprovando e que foi catalogada que a Teoria Darwinista foi provada.

• Carlos

Caetano, o exemplo mais comum, até por ser observável, é o surgimento de superbactérias resultantes de efeitos antibióticos. Nesse exemplo, que pode ser facilmente encontrado em incontáveis artigos, observa-se que bactérias sobreviventes a ataques de antibióticos tendem a gerar descendentes mais resistentes ou até imunes ao produto. Além desse exemplo, temos ainda o caso dos tentilhões de Galápagos, observado por Darwin, que consiste na presença de uma espécie de tentilhão por ilha do arquipélago, o que serviu de base para a ideia de que comunidades pertencentes a uma mesma espécie sob isolamento geográfico podem, ao longo dos milhares de anos, gerar diferentes espécies.

• Rafael Puertas de Miranda

Sem contar o exemplo demolidor da experiência com o peixe esgana-gatas, nos EUA.

Publicado em 14 de janeiro de 2019

• Gadge

O que acho engraçado nesses “exemplos demolidores” é que: Os peixes continuaram sendo peixes, as bactérias continuam sendo bactérias, e os tentilhões continuaram sendo pássaros.

Publicado em 18 de janeiro de 2019

• Anônimo

A teoria da evolução de Darwin é um teoria e já é considerada como fato, pois o tratamento com antibióticos para matar as bactérias causadoras de doenças usa o principio da evolução. Além disso o tratamento das pessoas com vírus do HIV usa também o conhecimento evolutivo.

Publicado em 11 de março de 2019 Responder

• Junior

Isso não é evolução é adaptação ao meio, usa de bom senso e as adaptações ou mudanças físicas são passadas de pai para filho, agora mostre uma especie que se transformou em outra.

Publicado em 31 de maio de 2019

• Marllow

A pergunta é descabida. O autor da pergunta, Caetano Amorim, parece ter o mesmo conceito de teoria do dono do bar da esquina, e aparentemente não entendeu,ou não quis entender, a explicação acima. Provas e comprovações não são atributos aplicáveis a teorias científicas, que são explicações para fatos e dados do mundo, e não algo aguardando o veredicto para se “transformar em fato ou lei”. Teorias valem enquanto explicam de maneira coerente, consistente, convincente e sem contradições internas ou com outras teorias aquilo que propõem explicar. Como disse Luiz Fernando, “teorias não atingem a maturidade e se transformam em lei ao completar 18 anos”. Provavelmente, o autor da pergunta se sente incomodado porque a teoria da evolução não corrobora suas verdades pessoais. A teoria da evolução é a explicação da ciência para a mudança das espécies através do tempo, e esta mudança é sim um fato. Gostem os religiosos ou não, aceitem ou não, acreditem ou não. A natureza não dá a mínima para as verdades pessoais de ninguém e insiste teimosamente em mostrar outra verdade muito diferente, e não vai mudar porque os religiosos não gostam dela.

Publicado em 20 de junho de 2019 Responder

• Anônimo

Então me explique a origem da consciência e a origem da vida, ou seja, explique como os elementos químicos evoluíram até chegar à vida. Penso que um dos grandes problema da teoria da evolução é chegar a um consenso sincero e científico sobre as duas questões que apontei.

Publicado em 29 de junho de 2019

• Gabeiel

Achei que faltou falar mais sobre lei.

• Marcelino

Porque nunca será uma lei!

Publicado em 17 de janeiro de 2019 Responder

• Andre

Já leu o livro a caixa preta de darwin?

• Aloisio

Richard Dawkins….livro O Maior espetáculo de Terra é fantástico e detalha tudo sobre evolução!!!

Publicado em 13 de janeiro de 2019 Responder

• Rafael Puertas de Miranda

Sensacional, mesmo!

Já li, excelente

Publicado em 15 de janeiro de 2019 Responder

• EDUARDO GESUALDE M DE CASTRO

Creio que há um problema de uso da língua. Não explicou o motivo da “teoria da evolução” não se transformou, isto é, não passou a ser chamada de lei uma vez que “Além disso, uma teoria científica não chega à maturidade depois de fazer 18 anos e se transforma em lei”. Deveria ter mencionado sobre o método científico. Penso que vale complementar estas ideias.

• José Renato

Legal! Mas assim como dito em outros comentários, ia ficar mais completo se desse uma pincelada no conceito de lei científica.

No mais, parabéns.

• Leonardo

Se o homem evoluiu lentamente do macaco, não era para haver milhões de esqueletos intermediários? Porque é tão difícil encontrar um ou outro e nunca alguns que sejam realmente intermediários (elos perdidos)?

Publicado em 16 de janeiro de 2019 Responder

• Anônimo

O homem não veio do macaco. Ele é um macaco.

Publicado em 17 de janeiro de 2019 Responder

• Roberto Campos Villaça

O homem e o macaco tiveram um ancestral comum. Essa distorção, dizer que homem veio dos macacos, é pra desvalorizar e confundir a teoria da evolução.

Publicado em 19 de janeiro de 2019 Responder

• Felipe

Além disso, ao longo de milhares (ou milhões) de anos, muitos fósseis viraram pó, seja por oxidação, intempéries do tempo etc.

Publicado em 30 de janeiro de 2019 Responder

• Diogo

Na vdd a teoria da evolução nunca falou que o homem evoluiu do macaco!!! O que se fala é que tanto o homem quanto o macaco tem um ancestral comum. Eu particularmente não acredito nisso. Para mim a evolução exite dentro da de cada espécie e não existe a chamada especiação

Publicado em 7 de abril de 2019 Responder

• Rodrigo

Mas o homem não evoluiu do macaco, e sim de um ancestral comum. De maneira grosseira, o macaco descende de um ser do qual também temos descendência, como se “o macaco representasse uma ramificação” e nós, humanos, outra. E existem esqueletos desses intermediários que resultaram na nossa espécie.

Publicado em 18 de julho de 2019 Responder

• Paulo C. de Faria

Teoria depois de 18 anis se torna lei, mas isso não quer dizer que é “verdade.”* Esse critério, a meu ver foi decidido entre eles. Sem levar em conta a crença da pessoa que escreveu esse resumo. Na minha opinião, essa ideia trouxe mais insegurança ainda quanto a veracidade dos fatos. Pra mim, lei era algo provado, concreto e indiscutível. Partindo desse raciocínio, ganha a opinião que prevalecwr mais tempo. Me pouoe senhores acadêmicos!!! Já já quem explode sou eu no ma de infinitas certezas e que a cada dia aumenta mais. Abraços.

• Paulo C. de Faria

Teoria depois de 18 anos se torna lei, mas isso não quer dizer que é “verdade.”* Esse critério, a meu ver foi decidido entre eles. Sem levar em conta a crença da pessoa que escreveu esse resumo. Na minha opinião, essa ideia trouxe mais insegurança ainda quanto a veracidade dos fatos. Pra mim, lei era algo provado, concreto e indiscutível. Partindo desse raciocínio, ganha a opinião que prevalece mais tempo. Me poupe senhores acadêmicos!!! Já já quem explode sou eu no mar de infinitas incertezas e que a cada dia aumenta mais. Abraços

• Paulo C. de Faria

Correçao: Peço desculpas pela má interpretação no meu comentário feito á pouco. Me expressei errado, contudo, quanto a ideia de tornar a TEORIA algo confiável tanto quanto a LEI, estou convicto que lei se deataca como algo digno de confiança. A teoria só terá resultados favoráveis ou não quando colocada em prática. Abraço!!!

me ajudou muito

Publicado em 21 de fevereiro de 2019 Responder

• José Marcos

O título do artigo não condiz integralmente com o conteúdo expresso no corpo do texto. Isso porque uma parte do título do artigo é “Qual a diferença entre lei e teoria?”, mas texto não apresentou esta diferença. Já que foi apresentada a razão pela qual o evolucionismo biológico é uma teoria, penso que seria extremamente importante apresentar a razão pela qual o evoluvionismo biológico não é uma lei, uma vez que o artigo faz esta afirmação.

Publicado em 29 de junho de 2019 Responder

• José Marcos

O título do artigo não condiz integralmente com o conteúdo expresso no corpo do texto. Isso porque uma parte do título do artigo é “Qual a diferença entre lei e teoria?”, mas o texto não apresenta esta diferença. Já que foi apresentada a razão pela qual a Seleção Natural é uma teoria, penso que seria extremamente importante apresentar a razão pela qual a Seleção Natural não é uma lei, conforme está bem claro na segunda parte do título do artigo: “Por que a Seleção Natural de Darwin é teoria?”

Publicado em 29 de junho de 2019 Responder

• Roberto de Souza Beneves

dentro da racionalidade humana, o homem tem mais dúvida do que certeza e mais perguntas e resposta, Mas gostei dos participantes, usar a inteligência a serviço da loucura.

Publicado em 6 de agosto de 2019 Responder

Biohacking, o que é isso?

Privadas capazes de analisar fezes e urina. Cidades iluminadas por organismos vivos. Obras de arte produzidas por organismos geneticamente modificados. Tudo criação de biohackers!

Pioneira na genética

Primeira mulher a se doutorar em história natural no Brasil, Chana Malogolowkin descobriu uma linhagem de drosófilas que não gerava machos, e usou, pela primeira vez, os órgãos genitais dessas moscas para classificar as espécies irmãs.