Qual a diferença entre teoria e lei? Por que a seleção natural de Darwin é teoria?

Em uma conversa com amigos podemos levantar uma teoria sobre os motivos da nossa grande derrota para a alemanha na última copa do mundo de futebol, sobre os rumos da crise econômica e outros infinitos temas relevantes. Seriam essas teorias válidas? Claro que sim! Mas não são teorias científicas. Na ciência, chamamos de teoria o que é fortemente embasado por diversas pesquisas feitas de forma independente por cientistas ao longo do tempo. Não é um mero palpite de mesa de bar. Além disso, uma teoria científica não chega à maturidade depois de fazer 18 anos e se transforma em lei.

Teoria não é uma versão menos confiável que uma lei, longe disso. Enquanto as teorias científicas explicam fenômenos da natureza, as leis são descrições generalistas desses fenômenos. São termos bem diferentes! Por exemplo, a evolução é uma teoria. Mas não é uma teoria qualquer. Segundo o biólogo alemão Ernst mayr (1904­2005), a evolução é uma teoria que se transformou em um fato devido à imensa quantidade de evidências que a suportam. É um fato, assim  como o fato de a Terra circular ao redor do Sol. Uma das suas mais importantes forças propulsoras é a teoria da seleção natural.

Enquanto podemos considerar a evolução como o fato de que o mundo não é constante e de que os organismos são transformados ao longo do tempo, a teoria da seleção  natural seria o mecanismo que explica, em grande parte, como essas constantes e graduais transformações ocorrem. As evidências de que a seleção natural é real e de extrema importância para a evolução biológica são incontáveis e de diversas áreas do conhecimento, desde históricas (registro fóssil) até experimentais (como descrito em bactérias e peixes). Então, podemos afirmar que sim, a seleção natural é uma teoria científica, e isso não diminui sua importância e seu embasamento científico. Bem diferente daquelas teorias que inventamos todos os dias…

Você acabou de ler um texto publicado na CH 333. Clique aqui para acessar uma versão digital parcial da revista e ler outros textos da edição.

Luiz Fernando Jardim Bento
Museu Ciência e Vida
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro

Matéria publicada em 04.03.2016

• Caetano Amorim

Por gentileza, cita pra gente alguma coisa cientificamente comprovando e que foi catalogada que a Teoria Darwinista foi provada.

• Carlos

Caetano, o exemplo mais comum, até por ser observável, é o surgimento de superbactérias resultantes de efeitos antibióticos. Nesse exemplo, que pode ser facilmente encontrado em incontáveis artigos, observa-se que bactérias sobreviventes a ataques de antibióticos tendem a gerar descendentes mais resistentes ou até imunes ao produto. Além desse exemplo, temos ainda o caso dos tentilhões de Galápagos, observado por Darwin, que consiste na presença de uma espécie de tentilhão por ilha do arquipélago, o que serviu de base para a ideia de que comunidades pertencentes a uma mesma espécie sob isolamento geográfico podem, ao longo dos milhares de anos, gerar diferentes espécies.

• Rafael Puertas de Miranda

Sem contar o exemplo demolidor da experiência com o peixe esgana-gatas, nos EUA.

Publicado em 14 de janeiro de 2019

• Gadge

O que acho engraçado nesses “exemplos demolidores” é que: Os peixes continuaram sendo peixes, as bactérias continuam sendo bactérias, e os tentilhões continuaram sendo pássaros.

Publicado em 18 de janeiro de 2019

• Anônimo

A teoria da evolução de Darwin é um teoria e já é considerada como fato, pois o tratamento com antibióticos para matar as bactérias causadoras de doenças usa o principio da evolução. Além disso o tratamento das pessoas com vírus do HIV usa também o conhecimento evolutivo.

Publicado em 11 de março de 2019 Responder

• Gabeiel

Achei que faltou falar mais sobre lei.

• Marcelino

Porque nunca será uma lei!

Publicado em 17 de janeiro de 2019 Responder

• Andre

Já leu o livro a caixa preta de darwin?

• Aloisio

Richard Dawkins….livro O Maior espetáculo de Terra é fantástico e detalha tudo sobre evolução!!!

Publicado em 13 de janeiro de 2019 Responder

• Rafael Puertas de Miranda

Sensacional, mesmo!

Já li, excelente

Publicado em 15 de janeiro de 2019 Responder

• EDUARDO GESUALDE M DE CASTRO

Creio que há um problema de uso da língua. Não explicou o motivo da “teoria da evolução” não se transformou, isto é, não passou a ser chamada de lei uma vez que “Além disso, uma teoria científica não chega à maturidade depois de fazer 18 anos e se transforma em lei”. Deveria ter mencionado sobre o método científico. Penso que vale complementar estas ideias.

• José Renato

Legal! Mas assim como dito em outros comentários, ia ficar mais completo se desse uma pincelada no conceito de lei científica.

No mais, parabéns.

• Leonardo

Se o homem evoluiu lentamente do macaco, não era para haver milhões de esqueletos intermediários? Porque é tão difícil encontrar um ou outro e nunca alguns que sejam realmente intermediários (elos perdidos)?

Publicado em 16 de janeiro de 2019 Responder

• Anônimo

O homem não veio do macaco. Ele é um macaco.

Publicado em 17 de janeiro de 2019 Responder

• Roberto Campos Villaça

O homem e o macaco tiveram um ancestral comum. Essa distorção, dizer que homem veio dos macacos, é pra desvalorizar e confundir a teoria da evolução.

Publicado em 19 de janeiro de 2019 Responder

• Felipe

Além disso, ao longo de milhares (ou milhões) de anos, muitos fósseis viraram pó, seja por oxidação, intempéries do tempo etc.

Publicado em 30 de janeiro de 2019 Responder

• Paulo C. de Faria

Teoria depois de 18 anis se torna lei, mas isso não quer dizer que é “verdade.”* Esse critério, a meu ver foi decidido entre eles. Sem levar em conta a crença da pessoa que escreveu esse resumo. Na minha opinião, essa ideia trouxe mais insegurança ainda quanto a veracidade dos fatos. Pra mim, lei era algo provado, concreto e indiscutível. Partindo desse raciocínio, ganha a opinião que prevalecwr mais tempo. Me pouoe senhores acadêmicos!!! Já já quem explode sou eu no ma de infinitas certezas e que a cada dia aumenta mais. Abraços.

• Paulo C. de Faria

Teoria depois de 18 anos se torna lei, mas isso não quer dizer que é “verdade.”* Esse critério, a meu ver foi decidido entre eles. Sem levar em conta a crença da pessoa que escreveu esse resumo. Na minha opinião, essa ideia trouxe mais insegurança ainda quanto a veracidade dos fatos. Pra mim, lei era algo provado, concreto e indiscutível. Partindo desse raciocínio, ganha a opinião que prevalece mais tempo. Me poupe senhores acadêmicos!!! Já já quem explode sou eu no mar de infinitas incertezas e que a cada dia aumenta mais. Abraços

• Paulo C. de Faria

Correçao: Peço desculpas pela má interpretação no meu comentário feito á pouco. Me expressei errado, contudo, quanto a ideia de tornar a TEORIA algo confiável tanto quanto a LEI, estou convicto que lei se deataca como algo digno de confiança. A teoria só terá resultados favoráveis ou não quando colocada em prática. Abraço!!!

me ajudou muito

Publicado em 21 de fevereiro de 2019 Responder

Formigueiro matemático

Uma série de animação japonesa serviu de base para uma pergunta intrigante que custou anos para que a comunidade matemática chegasse a uma resposta aproximada. E o desafio continua.

Um tempo para cada um

O que é o tempo? Ele é igual para todos? Tem realidade física ou é mera ilusão? Essas perguntas sobre esse conceito – tão fascinante quanto intrigante –vêm sendo objeto de questionamentos por milênios.