Se você quiser acrescentar diversão extra a uma reunião com pizza com seus amigos, vai aqui o resultado de dois matemáticos: fatie sua pizza como mostra a figura (coluna de cima). Certo, achou essas formas muito fáceis ou sem graça e quer arrancar um ‘uau’ dos presentes? Tente, então, as formas da outra coluna, também descobertas pelos matemáticos Joel Haddley e Stephen Worsley, ambos da Universidade de Liverpool (Reino Unido) – a última de baixo realmente irá se tornar o principal assunto da reunião, tanto pela beleza e dificuldade quanto pelo grau de paciência exigido.
Essa nova forma de dividir um círculo em áreas iguais, por enquanto, não serve para nada – palavras de um dos descobridores. Em entrevista à CH, Haddley – cuja especialidade é a chamada teoria da singularidade – admite que “esse problema […] foi apenas uma curiosidade, um quebra-cabeça divertido de resolver”.
É quase certo que nosso colunista de matemática, Marco Moriconi – que nos deu o toque sobre esse resultado –, aprovaria a seguinte afirmação: é bom lembrar que a matemática tem dessas coisas: resultados inicialmente sem vínculos com a realidade acabam sendo úteis para resolver problemas do cotidiano. Ele, como físico teórico, que o diga.
O artigo (em inglês) de Haddley e Worsley está aqui.
Redação Ciência Hoje
Rio de Janeiro