Paul Crutzen, prêmio Nobel de Química de 1995, considerando a crescente escala regional e global do impacto das atividades humanas sobre a Terra e, particularmente sua atmosfera, cunhou o termo ‘Antropoceno’ para definir uma nova era geológica que se inicia após a Revolução Industrial. Nessa nova era, o papel do homem na geologia e na ecologia do planeta tornou-se preponderante em relação à maior parte das forças naturais que moldam nosso planeta. O livro Os senhores do clima, de Tim Flannery, constitui uma excelente introdução ao Antropoceno e demonstra claramente a facilidade com que podemos destruir o frágil equilíbrio que torna a Terra habitável.

O livro é divulgação científica de alto nível, com texto fluido e accessível ao público leigo, embora requeira algum conhecimento prévio, porém mínimo, dos sistemas naturais. Os primeiros capítulos são dedicados ao relato de diferentes teorias e de seus autores, remontando ao “grande oceano aéreo”, de Alfred R. Wallace [biólogo, geógrafo e antropólogo galês, (1823-1913)] e do sueco Svante Arrhenius [(1859-1927), prêmio Nobel de Química de 1903], nos séculos 18 e 19 e dos pioneiros no século 20 que sugeriram que as condições planetárias estavam sendo alteradas por atividades antrópicas.

Esses capítulos iniciais também apresentam, em nível inteligível para o leigo, uma excelente introdução à química e física da atmosfera, de forma magnífica, esclarecendo e descrevendo processos complexos como teleconexões decorrentes dos fenômenos climáticos, a química dos compostos de efeito estufa, entre outros. Tudo isso é feito de modo didático, sem perder a profundidade necessária.

Segue-se uma sucessão de capítulos onde, de forma direta e sem melodramas, são apresentados os impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade do planeta. Enquanto países-chave, como Estados Unidos e a própria Austrália, não assumem seu papel no Protocolo de Kyoto (*) e os economistas de plantão clamam por crescimento de dois dígitos e aplaudem as taxas estratosféricas de crescimento econômico, dezenas de espécies são extintas, biomas inteiros estão ameaçados, ecossistemas frágeis como as florestas tropicais, incluindo nossa Amazônia, e os recifes de coral encontram-se no limiar do desequilíbrio e destruição irreversível.

Tim Flannery toca em um ponto central que vem impedindo a tomada de uma posição definitiva sobre a mudança climática global: a eternidade do otimismo humano em se adaptar às novas condições planetárias. O autor ajusta a sua real dimensão as soluções mágicas para minimizar os impactos decorrentes do aumento dos gases de efeito estufa. Propostas como usinas e motores a hidrogênio para gerar energia e usar no transporte, fertilização dos oceanos ou bombeamento direto para águas profundas para retirada do CO 2 , entre outras, mesmo sendo tecnologicamente possíveis, podem resultar em danos colaterais, como aumento de emissões de gases estufa ou impactos sobre a acidez da água do mar. De qualquer forma, fica evidente que essas soluções provavelmente não estarão disponíveis a tempo e serão restritas à parcela mais abonada da população do planeta.

Desonestos e insensíveis
A detalhada – e por vezes irônica – descrição dos tortuosos caminhos traçados pelos que não têm interesse na redução dos gases de efeito estufa, ou mesmo apostam em seu aumento para promover lucros e poder geopolítico, consegue mostrar ao leitor o quão desonestos e insensíveis ao destino da maioria da população do planeta são esses grupos de interesse.

O exemplo da Austrália – país natal do autor –, onde o Antropoceno talvez tenha começado bem mais cedo e desastres naturais de origem antrópica têm sido recorrentes, acrescenta um pouco de dramaticidade ao livro. Esse aspecto, entretanto, longe de torná-lo piegas, resulta em um instrumento necessário para lembrar o leitor do grau emergencial da situação atual de nosso planeta. A única ressalva, que demonstra uma visão algo ingênua do autor, é sua “Lista de Verificação da Mudança Climática”, aplicável aos belos e tranqüilos subúrbios do mundo desenvolvido, mas que faria graça a qualquer roda de conversa entre chineses e indianos, e o restante dos emergentes e imergentes do planeta.

Caso esses países continuem perseguindo crescimento de dois dígitos percentuais, como tão propalado pelos economistas da moda, não haverá forma de impedir a quebra do frágil equilíbrio que nos mantém confortáveis na Terra. Apesar disso, o livro deixa claro que as conseqüências da mudança climática são tão profundas e extensas que representam um perigo real e imediato à nossa sobrevivência e que devem ser levadas em consideração em todas as decisões tomadas: nas atitudes individuais, nas políticas locais, regionais, nacionais e internacionais.

Gabriel A. Dover, reconhecido geneticista e evolucionista britânico, crítico, embora grande divulgador da ciência, considera a divulgação científica em geral desatualizada, melodramática e muitas vezes inexata, e que, no domínio público, a ciência permanece tristemente superficial. Não é o caso definitivamente do livro de Tim Flannery.

(*) Nota da redação: A resenha foi escrita antes que a Austrália anunciasse, durante a Conferência do Clima em Bali, sua adesão ao Protocolo de Kyoto, isolando os Estados Unidos.

Os senhores do clima
Tim Flannery
Rio de Janeiro, 2007, Record
Tel.: (21) 2585-2000
392 páginas – R$ 55,00

Leia mais textos do Especial Meio Ambiente em Foco

Luiz Drude de Lacerda
Instituto de Ciências do Mar,
Universidade Federal do Ceará

Outros conteúdos desta edição

Outros conteúdos nesta categoria

614_256 att-22975
614_256 att-22985
614_256 att-22993
614_256 att-22995
614_256 att-22987
614_256 att-22991
614_256 att-22989
614_256 att-22999
614_256 att-22983
614_256 att-22997
614_256 att-22963
614_256 att-22937
614_256 att-22931
614_256 att-22965
614_256 att-23039