Papagaios imitam os sons de outros animais na natureza?

(foto: Elisa Schelard)

Nas aves, a imitação dos cantos e vozes de outras espécies é relativamente comum em ambiente silvestre. Essas imitações são freqüentes entre aves das famílias Cuculidae (alma-de-gato, saci, anus), Ranfastidae (tucanos, araçaris), Corvidae (gralhas), Mimidae (japacanim), Turdidae (sabiás), Icteridae (chopin, corrupião), Traupidae (gaturamos) e Fringilidae (trincaferro, coleiro, bigodinho).

Entre psitacídeos silvestres (grupo que inclui araras, periquitos, papagaios e afins), tais imitações existem, apesar de serem pouco freqüentes, contrariando a crença geral de que os papagaios não imitam outras vozes e sons em ambientes silvestres.

Por outro lado, em cativeiro, os papagaios e outros psitacídeos imitam freqüentemente os mais variados sons e ruídos, chegando a reproduzir a voz humana, especialmente a do dono. Os papagaios imitam vozes que refletem situações associativas, por exemplo, latem quando vêem um cão, pedem comida quando vêem alimentos e até chegam a se despedir quando percebem as pessoas indo embora.

Germán Arturo Bohórquez Mahecha
Departamento de Morfologia,
Instituto de Ciências Biológicas,
Universidade Federal de Minas Gerais

 

Outros conteúdos desta edição

Outros conteúdos nesta categoria

614_256 att-22975
614_256 att-22985
614_256 att-22993