Pergunta enviada por Gregório Aragão, por correio eletrônico
Sim, a manipulação frequente e inadequada da orelha externa (formada pelo pavilhão auricular, pelo canal auditivo externo e pela superfície externa do tímpano) gera irritações na pele e pode causar infecções dos tecidos superficiais – quadro conhecido como otite externa.
O ouvido é protegido por uma capa impermeável e ácida de cerúmen (conhecida popularmente como ‘cera’), com propriedades bactericidas. Essa substância, produzida constantemente, é eliminada do organismo por vias naturais. A retirada dessa proteção hidrofóbica do canal auditivo externo causa o enfraquecimento da barreira física e imunológica local, podendo favorecer a proliferação de bactérias ou fungos. Além da otite externa, o procedimento pode causar perfuração acidental do tímpano. Portanto, não é necessária a retirada desse cerúmen com o uso de cotonetes.
Em algumas pessoas, a anatomia do canal auditivo é mais tortuosa e estreita, favorecendo o aumento da formação de rolhas ceruminosas e epidérmicas que podem obstruir o canal. Somente um médico deverá remover o cerúmen em excesso, com o uso de curetas especiais ou por meio da lavagem do canal auditivo.
Ricardo Neves Godinho
Departamento de Medicina,
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Texto originalmente publicado na CH 305 (julho de 2013).