Rio de Janeiro

Realizada com papéis administrativos do gueto de Theresienstadt – como ficou conhecido o campo de concentração localizado nas imediações de Praga, hoje parte da República Tcheca –, a colagem acima testemunha um encontro breve e improvável. O encontro entre duas pessoas à beira do abismo, pouco antes de fitarem as Górgonas, na certeira expressão do escritor Primo Lévi, sobrevivente do campo de extermínio, ao se referir àqueles que não retornaram de Auschwitz.

A contemplação desses desenhos nos exorta ao testemunho. Diante dessa tarefa, palavras e comentários parecem inúteis, impotentes, fora de foco

A autora chama-se Sonja Spitzova e os três últimos anos de sua curta vida transcorreram como prisioneira em Theresien. Lá encontrou a artista austríaca Friedl Dicker-Brandeis, egressa da Bauhaus, importante escola de arte e arquitetura que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha, onde foi aluna de Paul Klee e Oskar Schlemmer.

Deportada para Theresienstadt em 1942, Friedl adaptou sua experiência na Bauhaus à realidade do gueto e passou a ensinar arte a crianças e adolescentes. Sua iniciativa tornou possível a realização de um expressivo conjunto de desenhos. A contemplação desses desenhos nos exorta ao testemunho. Diante dessa tarefa, palavras e comentários parecem inúteis, impotentes, fora de foco. Contudo, não nos resta alternativa senão falar sobre essas imagens, propagá-las, divulgá-las, tentar conferir-lhes sentido, transpondo o choque provocado pelo abismo entre aquilo que dão a ver, seu caráter aparentemente singelo, e o que efetivamente sabemos sobre elas, seus motivos e razões de existir.

Friedl
Nascida em Viena, em 1898, Friedl Dicker-Brandeis foi pintora, professora de arte e trabalhou como designer, com tecidos, joias e livros. No campo de Theresienstadt, encorajou crianças a se expressar por meio dos raros materiais disponíveis. Morreu em 1944, em Auschwitz. (imagem: composição ‘Sitter with Wings’, acervo da Universidade de Artes Aplicadas de Viena)

Importa ressaltar que o vermelho vibrante do fundo da colagem de Sonja, intitulada ‘Guarda com bastão’, aparece também em trabalhos de várias outras crianças e talvez tenha sido um dos poucos materiais disponíveis. Creio que a singularidade dessa colagem resida em sua insistência na figura humana, nas silhuetas recortadas e sobrepostas na parte inferior, formando uma massa quase indiferenciada de corpos, não fosse a figura feminina à direita, destacada, íntegra, dotada de sutil autonomia.

Se a colagem acima não foi capaz de salvar a vida de suas duas autoras – Sonja e Friedl –, preserva-as em humanidade

Talvez tenha sido mero acaso, não sei, mas uma leve falta de cola no pequeno pedaço de papel que dá forma ao braço direito confere inesperado movimento à figura, que avança então em primeiro plano. Assim, faço dessa silhueta a verdadeira protagonista da imagem, e não a figura masculina ao alto, que mesmo de modo infantil, ostenta poder.

Se Sonja me permitisse, faria uma intervenção em seu desenho, reafirmando os contornos dessa forma feminina, identificando-a decididamente a seu próprio corpo, ausente, suprimido aos 13 anos, em Auschwitz. Se a colagem acima não foi capaz de salvar a vida de suas duas autoras – Sonja e Friedl –, preserva-as em humanidade. E permanece como gesto vigoroso de resistência e fé na humanidade de todos nós.

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Leila Danziger
é artista plástica e professora do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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