Um tempo para cada um

O que é o tempo? Ele é igual para todos? Tem realidade física ou é mera ilusão? Essas perguntas sobre esse conceito – tão fascinante quanto intrigante –vêm sendo objeto de questionamentos por milênios.

No cotidiano,vivemos situações que nos levam a ter diferentes percepções a respeito da passagem do tempo. Em alguns momentos,ele parece ser lento e tedioso; em outros, rápido demais. De fato, como indivíduos, construímos uma percepção psicológica do tempo que, dependendo de nosso íntimo, pode ser única.

A natureza e percepção do tempo são discutidas há séculos por filósofos e cientistas. Entre as várias reflexões sobre o tempo, temos a famosa afirmação de Santo Agostinho (354-430), em seu livro Confissões:“Se ninguém me perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, já não sei”. Essa frase remete exatamente a essa percepção individual que temos do tempo.

Na física, o conceito de tempo também é central: as teorias físicas, em sua grande maioria, descrevem a evolução temporal dos fenômenos físicos. Algo simples como o movimento de um objeto –por exemplo, um automóvel em velocidade constante em uma estrada reta – leva-nos a uma equação de movimento em que relacionamos a posição do veículo a cada instante do tempo.

Departamento de Física,
Universidade Federal de São Carlos (SP)

Carne cultivada em laboratório, é sério isso?

Preocupação ambiental? Solução para o abate de animais? Alternativa para vegetarianos e veganos? O que é e qual o propósito da carne cultivada em laboratório?

Biohacking, o que é isso?

Privadas capazes de analisar fezes e urina. Cidades iluminadas por organismos vivos. Obras de arte produzidas por organismos geneticamente modificados. Tudo criação de biohackers!