Um tempo para cada um

O que é o tempo? Ele é igual para todos? Tem realidade física ou é mera ilusão? Essas perguntas sobre esse conceito – tão fascinante quanto intrigante –vêm sendo objeto de questionamentos por milênios.

No cotidiano,vivemos situações que nos levam a ter diferentes percepções a respeito da passagem do tempo. Em alguns momentos,ele parece ser lento e tedioso; em outros, rápido demais. De fato, como indivíduos, construímos uma percepção psicológica do tempo que, dependendo de nosso íntimo, pode ser única.

A natureza e percepção do tempo são discutidas há séculos por filósofos e cientistas. Entre as várias reflexões sobre o tempo, temos a famosa afirmação de Santo Agostinho (354-430), em seu livro Confissões:“Se ninguém me perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, já não sei”. Essa frase remete exatamente a essa percepção individual que temos do tempo.

Na física, o conceito de tempo também é central: as teorias físicas, em sua grande maioria, descrevem a evolução temporal dos fenômenos físicos. Algo simples como o movimento de um objeto –por exemplo, um automóvel em velocidade constante em uma estrada reta – leva-nos a uma equação de movimento em que relacionamos a posição do veículo a cada instante do tempo.

Departamento de Física,
Universidade Federal de São Carlos (SP)

Formigueiro matemático

Uma série de animação japonesa serviu de base para uma pergunta intrigante que custou anos para que a comunidade matemática chegasse a uma resposta aproximada. E o desafio continua.

Dos raios X à radiômica

A ideia básica da recente área da radiômica é coletar informação de um gigantesco banco de dados – aberto a toda a comunidade médica – para a análise de imagens de tumores, evitando, assim, procedimentos invasivos desnecessários.