Na hora do banho, na pia da cozinha, como matéria-prima de bolsas e peças de artesanato ou até para criar texturas em paredes. Ainda que suas versões sintéticas sejam mais comuns, as esponjas fazem parte do nosso cotidiano. Esponjas – ou poríferos – são animais invertebrados aquáticos que vivem fixos associados a uma superfície. Eles se alimentam pela filtragem de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, característica a que se refere o nome do grupo. Eles existem na Terra há mais de 600 milhões de anos e vêm despertando interesse cada vez maior da ciência.
Marinella S. Laport, Bruno Francesco Rodrigues de Oliveira e Jéssyca Freitas-Silva
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes,
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Guilherme Muricy
Departamento de Invertebrados,
Museu Nacional,
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje
Considerado pelos norte-americanos como o descobridor do oxigênio, o britânico Joseph Priestley transitou por diversas áreas, deixando um vasto e importante legado em todas elas.
Estudo em animais mostra que tabagismo durante o período da amamentação aumenta a probabilidade de bebês apresentarem sobrepeso na vida adulta, mesmo quando as mães pararam de fumar na gestação.