PEÇA-CHAVE DA ‘GINÁSTICA’ CELULAR Pesquisa premiada com o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2019 esclarece como a disponibilidade de oxigênio infui no metabolismo das células. Descoberta pode ajudar a criar estratégias para combater a anemia e alguns tipos de câncer.

A era da inteligência artificial

Os benefícios, os riscos e as muitas aplicações das novas tecnologias que prometem mudar a sociedade como conhecemos e, talvez, criar um abismo ainda maior entre as nações.

Combate ao racismo começa na escola

Ensinar sobre a herança e o conhecimento africanos e as marcas deixadas pelo povo negro na cultura brasileira é uma forma de contribuir para uma educação antirracista e para a eliminação do preconceito e da discriminação

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.

História cruel ou ficção bizarra?

De Heródoto ao historiador contemporâneo Michel Pastoureau, uma análise dos déspotas, suas bizarrices e crueldades.

O relógio biológico em sala de aula

Reflexões resultantes do diálogo entre um professor do ensino médio e uma pesquisadora na área de cronobiologia humana.

Uma jornada até a Lua

Filme baseado na biografia oficial do primeiro homem a pisar em solo lunar mostra em detalhes os perigos que cercavam a missão e retrata bem as reações da sociedade norte-americana da época diante do feito.

Olhares cósmicos

Os três cientistas que levaram o Nobel de Física deste ano expandiram nossa compreensão do universo, quadro que, com certeza, ganhará novas tinturas e elementos, adicionados por mentes inquietas aliadas a novos instrumentos.

Quebrando a corrente

Um viajante precisa pagar suas diárias em um hotel, mas não tem dinheiro ‒ tem apenas uma corrente de ouro. Como resolver esse impasse? Usando um pouco de criatividade, encontramos um problema aritmético curioso que nos leva aos números binários.

As mil e uma utilidades das esponjas marinhas e suas bactérias

A associação desses animais aquáticos invertebrados com microrganismos é alvo de pesquisas para desenvolver medicamentos para tratar diferentes doenças e para criar processos capazes de combater até a contaminação ambiental.

Complexidade econômica: o Brasil em um processo de desindustrialização

Há fortes indícios de que o Brasil esteja atravessando um processo de desindustrialização. Isso é o que mostra o chamado Índice de Complexidade Econômica, para um período que vai de 1998 a 2017.

O que é vida?

Dando sequência à série de colunas sobre a origem da vida, conheça as primeiras explicações científicas para o surgimento dos seres vivos, a começar pela teoria da geração espontânea a partir de matéria inanimada, que influenciou cientistas por mais de 2 mil anos.

Supremacia quântica: A era dos computadores quânticos chegou

Cientistas nos Estados Unidos construíram chip quântico que realizou tarefa supostamente impossível até mesmo para o mais veloz computador da atualidade. A era da supremacia dos computadores quânticos começou. Prepare-se para uma revolução.

As quatro vidas de uma historiadora

Com uma vitoriosa carreira acadêmica dedicada a dar voz aos que foram silenciados no passado, Hebe Mattos faz um retrospecto das diferentes fases de seu trabalho, que extrapola os muros da universidade com a produção de livros e filmes historiográficos.

Invisibilidade: superpoder cientificamente possível?

Muitas tecnologias capazes de tornar objetos invisíveis já estão sendo testadas, mas ainda há alguns desafios a serem vencidos para que esse poder tão comum nos quadrinhos e na ficção científica seja usado no mundo real.

Ensino dos biomas brasileiros na era digital

Experiência em escola da região Norte usa e-book para complementar conteúdo dos livros didáticos tradicionais e aumenta interesse e participação dos estudantes nas aulas.

Uma nova geração contra a crise climática

Brasileira que discursou na abertura da Cúpula do Clima da ONU ao lado de Greta Thunberg, Paloma Costa defende que é direito das novas gerações estarem no centro das tomadas de decisão que afetam o futuro do planeta

Aplicações das micro-ondas na superfície da Terra

O mapeamento de vastas áreas continentais, com o apoio de um sensor que não é sensível à presença de nuvens, pode auxiliar na representação, quantificação e compreensão da existência de vários recursos naturais.

Na estante

A divulgação científica que faz sucesso no YouTube ganha forma de livro.

Química, religião e política

Considerado pelos norte-americanos como o descobridor do oxigênio, o britânico Joseph Priestley transitou por diversas áreas, deixando um vasto e importante legado em todas elas.

Mães fumantes, filhos obesos

Estudo em animais mostra que tabagismo durante o período da amamentação aumenta a probabilidade de bebês apresentarem sobrepeso na vida adulta, mesmo quando as mães pararam de fumar na gestação.

Abrir Chat