Nutrição voltada para atletas de alto nível exige aperfeiçoamento constante para acompanhar evolução das ciências do esporte.
O atleta de elite está sempre em busca da superação, do melhor resultado, e, para tanto, procura o aprimoramento constante. É assim também com o nutricionista esportivo. Se o primeiro se dedica aos treinos para conquistar recordes, medalhas e taças, o segundo nunca pode deixar de estudar para acompanhar a evolução das ciências do esporte.
Mas por que esse profissional precisa ir além de suas competências básicas, nas áreas de avaliação do estado nutricional, fisiologia e bioquímica do exercício, entre outras? Com esse conhecimento, ele já é capaz de realizar com segurança a prescrição nutricional (plano alimentar e suplementação esportiva) individualizada, associada à educação nutricional continuada frente aos períodos de treinamento, competição e recuperação de cada temporada. Mesmo assim, cada vez mais nutricionistas do esporte têm buscado, nos cursos de pós-graduação, competências extras.