Realidade aumentada leva animais à sala de aula

Criado por professores de biologia, aplicativo para smartphone traz uma nova possibilidade para observar artrópodes no ambiente escolar.

Adotar metodologias que favoreçam o interesse dos alunos pelos conteúdos ensinados é um dos desafios atuais dos professores voltados a estratégias de ensino que estimulem a autonomia e a imaginação.  Ao tratar do tema ‘reino animal’ nas aulas de biologia, há um obstáculo: as normas do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBio) dificultam, para o docente da educação básica, a coleta ou captura de espécies de animais silvestres com fins pedagógicos. A saída pode vir pela tecnologia: um aplicativo de realidade aumentada (RA) pode contribuir para apresentar o conteúdo de maneira dinâmica e próxima da realidade, sem ferir as regras do meio.

 

Como funciona a realidade aumentada?

A RA é considerada uma particularização de um conceito mais geral, denominado realidade misturada, que consiste na sobreposição de ambientes reais e virtuais, em tempo real, por meio de um dispositivo tecnológico com câmera, como os smartphones, muito presentes entre os estudantes e que estão sendo incorporados às salas de aulas, associando-se à caneta, ao caderno e ao livro.

Para que a RA funcione em um smartphone, é necessária a construção de um aplicativo (app) que reúna “objetos” virtuais e os associe a imagem, posição geográfica ou a outro objeto do mundo real, que será detectado pela câmera do aparelho. O app precisa detectar um marcador para conseguir projetar os objetos virtuais 3D ou qualquer outra mídia. Assim, o usuário poderá ver o objeto virtual inserido seu ambiente por meio da tela do dispositivo. Na prática, a RA é capaz de fundir objetos virtuais ao mundo real.

Visualizando artrópodes

Dentre as muitas possibilidades de aplicações, experimentamos a RA com o filo dos artrópodes, grupo de grande diversidade e que representa em torno de 89% de toda a fauna conhecida do mundo. Foi possível perceber que essa tecnologia pode ser um auxílio pedagógico nas abordagens tanto de taxonomia e morfologia do grupo em si, quanto para apreensão de conceitos mais abrangentes da biologia, como a evolução e as relações filogenéticas entre as diferentes espécies.

Para a construção do RA do filo dos artrópodes – o AR3D Arthropoda –, foram necessários um notebook (com o sistema operacional Windows na sua versão 10) e os programas da Unity 3D (Personal), utilizados em suas versões gratuitas. Estes programas são um ambiente de desenvolvimento integrado voltado para o desenvolvimento de jogos e app de visualização 3D. Na sua biblioteca de arquivos, foi adicionado um pacote de arquivos da Vuforia que traz um kit de desenvolvimento de software, permitindo aos desenvolvedores sem muito conhecimento em programação criar facilmente aplicações RA. O programa Adobe Photoshop foi usado para o desenho das imagens dos marcadores.

Ao longo de sua construção, o app foi disponibilizado em versões iniciais a professores de biologia da educação básica, para realizarem aplicações com seus alunos. Por meio de suas impressões, foi possível realizar ajustes nas suas configurações iniciais para gerar sua versão atual.

 

Como usar o aplicativo?

O AR3D Arthropoda é um app gratuito, estruturado para dispositivos móveis com sistema operacional Android e capaz de combinar elementos virtuais em 3D de 60 espécies de Artrópodes com o ambiente real, por meio de cards, usados como marcadores de RA.

Aplicativo em realidade aumentada AR3D Arthropoda em funcionamento

 

O link de instalação deste aplicativo, bem como o seu manual de instruções está disponível para download no blog Eu Não Entendo Biologia. O material consiste em um guia para instalação e uso, além de duas sugestões de aplicações no ensino básico.

 

Código QR para acessar o AR3D Arthropoda no blog Eu Não Entendo Biologia

 

Criado para ser um recurso educacional, o AR3D Arthropoda propicia aos professores total liberdade de criar e testar sequências didáticas que atendam às suas necessidades pedagógicas. Evidentemente, é esperado que os docentes dominem o conteúdo a ser ministrado para estabelecer momentos de intervenção e discussão, envolvendo a realidade de seus alunos, a fim de despertar neles a vontade de construir e aprofundar os conhecimentos, promovendo o aprendizado em sua continuidade.

O crescimento do uso de dispositivos móveis com finalidades educativas tem trazido ganhos enormes ao processo ensino-aprendizagem. Por permitirem uma interatividade do usuário com ambiente real, apps em RA são uma alternativa para despertar o interesse dos alunos por entender os mais diversos temas do ensino básico.

Fabiano Reis da Silva e Jackson Costa Pinheiro

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio),
Universidade Federal do Pará

Matéria publicada em 03.01.2020

COMENTÁRIOS

  • Manoel junior

    Muito bom!parabéns aos realizadores desse app

    Publicado em 3 de janeiro de 2020 Responder

  • Noriko Kikuchi

    Projeto excelente
    Parabéns pela iniciativa!!!!!
    Professor do Pará fazendo história

    Publicado em 3 de janeiro de 2020 Responder

    • Carla Souza

      Eu gostaria de mostrar alguns cenários aos meus alunos. Além de animais é possivel mostrar a vegetação?

      Publicado em 24 de julho de 2020 Responder

      • Fabiano Reis

        Olá Carla, sim é possível. você vai ter que ter as imagens da vegetação (2d)(3d)(vídeo) e criar um app em realidade aumentada para projetar essas imagens na tela do dispositivo na programação do app vc terá que colocar marcadores (“gatilhos de reconhecimento”) , pois quando a câmera do dispositivo passar sobre eles irá projetar a vegetação desejada.

        Publicado em 22 de setembro de 2020

  • Venicius Fagundes

    Excelente. Eu testei e percebi grande aceitaçao dos alunos.
    Parabéns aos envolvidos.

    Publicado em 3 de janeiro de 2020 Responder

  • Alessandre da Silva

    Parabéns, muito interessante, vou baixar o app para testar.

    Publicado em 3 de janeiro de 2020 Responder

  • Williames

    Um excelente trabalho do professor. Parabéns ao idealizador e ao Profbio que vem fortalecendo o ensino de Biologia do país.

    Publicado em 3 de janeiro de 2020 Responder

  • Kimbelly

    Parabéns, excelente trabalho!!

    Publicado em 3 de janeiro de 2020 Responder

  • Hadriane

    Maravilha. Parabéns…

    Publicado em 3 de janeiro de 2020 Responder

  • Lícia Silva

    Trabalho maravilhoso.
    Parabéns!

    Publicado em 3 de janeiro de 2020 Responder

  • Silvio Moraes

    Excelente aplicativo para o professor inovar nas aulas de biologia. É desse tipo de recurso que precisamos para motivar nossos alunos. Parabéns aos professores idealizadores!!

    Publicado em 4 de janeiro de 2020 Responder

    • Anônimo

      Excelente trabalho… irá contribuir muito ao Ensino de Biologia. Parabéns!

      Publicado em 4 de janeiro de 2020 Responder

  • Emilly Fernandes

    Parabéns!!irá ajudar bastantes nas aulas👏👏

    Publicado em 13 de janeiro de 2020 Responder

  • Victor Bello

    Muito bom. Sou aluno de licenciatura em um estágio de extensão de aplicação e desenvolvimento de recursos 3D em sala de aula. Com certeza irei utilizar esse aplicativo.

    Publicado em 13 de janeiro de 2020 Responder

  • Josiane Nery

    Utilizei e os alunos simplesmente adoraram. Dá pra usar em diversas abordagens. Parabéns aos criadores!

    Publicado em 17 de janeiro de 2020 Responder

  • Jussara Lemos

    Parabéns pela inovação, criatividade e iniciativa em melhorar as aulas de Biologia no Ensino Médio. Muito útil e pode ser aplicado de diferentes formas na sala de aula.

    Publicado em 13 de março de 2020 Responder

  • Elizangela Gomes

    Muito interessante! Pode -se trabalhar o corpo humano com esse app?

    Publicado em 11 de dezembro de 2020 Responder

    • Fabiano Reis

      Com esse especificamente não só artrópodes, mas já existem outros app que trabalham,

      Publicado em 19 de fevereiro de 2021 Responder

  • Charles Michel

    Parabéns pelo excelente recurso didáticos. Tenho certeza que irá contribuir ainda mas com a proposta de ensino investigativo das ciências naturais.

    Publicado em 12 de junho de 2021 Responder

  • Renata Amaral

    Parabéns prof Fabiano Reis. Orgulho de ti👌🏽

    Publicado em 12 de junho de 2021 Responder

  • Liliany

    Utilizei o aplicativo em uma mini gincana pelas escola, os alunos deveriam, encontrar, identificar e agrupa-los. Foi gratificante, Excelente recurso metodológico, parabéns.

    Publicado em 14 de junho de 2021 Responder

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