Imagens e aventuras de Hercule Florence

Radicado no Brasil desde jovem, o desenhista francês que estudou o canto das aves e técnicas de impressão é autor do mais antigo registro fotográfico das Américas.

 

Ao embarcar no navio Marie Thérèze, em fevereiro de 1824, em direção às Américas, o jovem francês Hercule Florence não sabia que sua jornada, embalada pelo livro Robinson Crusoé, do escritor inglês Daniel Defoe, seria um caminho sem volta, fazendo do Brasil a sua pátria permanente.

Nascido na cidade de Nice, na França, em 29 de fevereiro de 1804, Antoine Hercule Romuald Florence era filho do cirurgião do exército Arnaud Florence e de Augustine de Vignallys. Tinha um admirável talento para o desenho e, como autodidata em matemática e física, desenvolveu desde cedo ideias e projetos inovadores.

Em maio de 1824, Florence fixou-se no Rio de Janeiro, trabalhando, primeiro, em uma loja de tecidos e, mais tarde, como responsável por executar litografias em uma tipografia. Seu espírito aventureiro, porém, falou mais alto e, em 1825, candidatou-se ao cargo de segundo desenhista da expedição científica do barão de Langsdorff, patrocinada pelo governo imperial da Rússia para coletar e catalogar, pelo interior do Brasil, minerais, espécies de fauna e flora locais e fazer estudos etnográficos. O barão Langsdorff não só ganhou um desenhista talentoso como um exímio cartógrafo prático.

Retrato de Hercule Florence, o pioneiro da fotografia.
Crédito: Acervo do Museu Paulista da USP

Rosangela Pertile

Escola de Belas Artes,
Universidade Federal do Rio de Janeiro

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje.

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

614_256 att-33330
614_256 att-33306
614_256 att-33286

Outros conteúdos nesta categoria

725_480 att-79821
614_256 att-79434
725_480 att-78705