Dar aulas de história a classes formadas por alunos heterogêneos, com trajetórias diferentes, gostos diversos, em curvas de aprendizagem distintas. Este é um desafio para a maioria dos professores, e, em especial, para um recém-formado como eu. Apesar de um início difícil, encontrei uma forma de lecionar de maneira mais espontânea, mesclando meus próprios hobbies, interesses de alunos e conteúdos curriculares.
A inspiração
Desde a adolescência, gosto de História, Sociologia e Filosofia. Ainda estudante, eu já percebia que essas disciplinas iam ao encontro de meus hobbies e momentos de lazer: atividades como ler mangás e quadrinhos, assistir a animes e desenhos, jogar RPG e videogames convergiam, muitas vezes, com os conteúdos vistos nas salas de aula.
O conteúdo a ser transmitido
Os conteúdos curriculares da disciplina História para turmas de 5º e 6º anos do ensino fundamental II são focados em introduzir os alunos às civilizações formadoras dos conceitos atuais de sociedade. Comparada a outras disciplinas que explicam conceitos teóricos e práticos mais concretos, a História envolve mais a capacidade de compreender contextos e situações que não podem ser reproduzidas por meio de fórmulas, regras ou exemplos práticos.
A resistência
Assim, não é estranho escutar o afirmações e questionamentos do tipo: “História não serve para nada! Por que temos que perder tempo aprendendo sobre essas pessoas e coisas velhas?”. O pior é que essas observações não vêm só dos alunos, também encontra eco entre muitos pais, professores de outras disciplinas e até mesmo entre nossos próprios governantes, com propostas para reduzir e até tornar opcional o ensino de História. Dependendo do seu estado de espírito, dedicação ao magistério e condições de trabalho, isso pode ser desmotivador.
Eureka: como surgiu a ideia
Com esses obstáculos na cabeça, andando pelo corredor apinhado de alunos gritando, conversando, correndo, sentados, comendo seus lanches, eis que escutei algo familiar de vozes familiares: “Age of empires, esse jogo é muito legal! Olha só, é melhor que DDTank.” Foia senha para eu dar meia volta e perguntar: “O que vocês estão jogando?”.A resposta foi a melhor possível, claro, se você é fã da série em questão e dá aulas de história: “É Age of empires, professor. Tem várias coisas que você fala nas aulas. Tem Egito, Grécia e aquele pessoal da antiguidade. É legal pra caramba!”