Reflexões resultantes do diálogo entre uma professora do Ensino Médio e uma pesquisadora na área de tecnologia e educação.
Muito se falou sobre o Uruguai ter sido o primeiro país da América Latina a entregar computadores portáteis para cada um dos 300 mil alunos dos ensinos fundamental e médio das 2,3 mil escolas públicas de seu território. A iniciativa, de 2007, foi batizada de Plano Ceibal (sigla para Conectividad Educativa de Informática Básica para el Aprendizajeen Línea) e considerada inovadora, porque não pretendeu substituir os materiais analógicos pelos dispositivos digitais para favorecer a transmissão de conteúdos curriculares e subir no ranking dos exames educacionais oficiais. A premissa era introduzir a cultura digital no ambiente educativo e, dessa forma, promover a criatividade, a autonomia e a autoria dos envolvidos, estimulando um processo de aprendizagem motivador e, de fato, permanente.
Nos anos seguintes à implantação do Plano Ceibal, diversas avaliações nacionais e internacionais foram feitas. Um estudo encomendado pela Administração Nacional de Educação Pública do país, por exemplo, constatou que não houve avanço dos estudantes nas áreas de matemática e leitura. Por outro lado, de acordo com o índice do Fórum Econômico Mundial, o Uruguai passou à frente do Brasil e do México nas classificações internacionais de preparação tecnológica. Que lição tiramos disso? Com erros ou acertos, a relação da escola com a tecnologia é inevitável.
Mais de uma década depois do lançamento do plano uruguaio, o Brasil ainda enfrenta grandes obstáculos para favorecer a adoção de tecnologias nas escolas. Embora muitas salas de aula disponham dos recursos tecnológicos, os professores não os utilizam como ferramenta didática. E tampouco estão convictos de que a tecnologia poderá melhorar o rendimento escolar. Cabe aqui uma questão já bastante recorrente: em vez de se esquivar do uso de celulares e outros aparelhos similares, as escolas não deveriam incorporá-los como ferramentas que podem contribuir fortemente com o ensino e a aprendizagem?
Fabrício Souza
Muito interessante a matéria! Parabéns
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Anônimo
Obrigada.
Publicado em 17 de janeiro de 2019
joao miguel
muito incrivel
Publicado em 19 de março de 2019
Daniele Parma
Muito bom! Parabéns!
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Virgínia
Obrigada
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Carla Souza
Ótima a matéria! Parabéns, Virgínia!
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Virgínia
Obrigada ?
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Virgínia
Gostaria de agradecer as prof. Núria Pons, Andrea T. Da Poian e Bianca Encarnação pela ajuda e a minha família e amigos pelo apoio incondicional.
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Shirley
Parabéns! Excelente matéria, e como você mesma disse: nada substitui o PROFESSOR! Você é mil!!!
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Virgínia
Obrigada ?
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Anônimo
Tambem penso que é inevitável uma mudança na metodologia do ensino aprendizagem. E tambem nos processos de avaliação. Tanto nas internas como nas externas. O ENEM por exemplo. Mas dai ja e um outro assunto. . Excelente colocação Virgínia. Parabéns!
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Virgínia
Obrigada ?
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Isabelle
Excelente matéria Virgínia. Párabens! Acredito que é necessário inovações educacionais para podermos erradicar a evasão escolar.
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Virgínia
Obrigada ?
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Michele
Muito bom o texto, Virgínia! E toca numa questão fundamental: não basta usar as TICs apenas como mais um meio de transmissão da informação; é preciso disponibilizá-la como ferramenta para a construção de conhecimento pelos alunos. Parabéns pelo texto e por sua atuação docente!
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Virgínia
Obrigada ?
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Anônimo
Chique ciência e hj ta fácil não
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Anônimo
Mônica savioni
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Anônimo
Mônica savioni acima rsr
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Anderson
Além de ótima professora e amiga, também nos disponibiliza um importante artigo sobre educação. Parabéns Virgínia! Anderson/PROFBIO.
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Virgínia
Obrigada ?
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Fernando – Petrópolis – RJ
Adorei Virgínia! Muito bom! Muito adequada pra esse momento da educação no nosso país.
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Virgínia
Obrigada ?
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Cíntia Samôr
Um bom assunto para reflexão…. O ensino nas escolas têm que acompanhar a evolução que as novas tecnologias oferecem…. Senão corre o risco de ser desinteressante aos alunos… Cabe a escola e aos professores desenvolverem projetos utilizando cada vez mais a tecnologia…. Um tema muito pertinente!!! Parabéns Vivi….???
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Virginia
Obrigada.
Publicado em 18 de janeiro de 2019
Beatriz
Parabéns Virgínia!!!
Um grande exemplo!!!
Um orgulho de ser sua amiga!!!
Beatriz Paixão/ PROFBIO
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Virginia
Obrigada Bia.
Publicado em 18 de janeiro de 2019
Glauce
Parabéns Virgínia! Ótimas colocações, excelente texto.??
Publicado em 17 de janeiro de 2019
Virginia
Obrigada Glauce
Publicado em 18 de janeiro de 2019
Zezé
Parabéns minha filha. Tenho muito orgulho de você.
Publicado em 18 de janeiro de 2019
Virgínia
Obrigada ?
Publicado em 19 de janeiro de 2019
Gevania
Muito bom.
Exatamente assim.
Parabéns !
Publicado em 22 de janeiro de 2019
Virgínia
Obrigada ?
Publicado em 22 de janeiro de 2019
anonimo
um lixo
Publicado em 15 de fevereiro de 2019
Ana Célia
Muitíssimo obrigada por oferecer esse excelente espaço de conhecimento e informação.
Publicado em 16 de fevereiro de 2019
Kamilly
Obg pro me fortalecer este sate
Publicado em 18 de fevereiro de 2019
Luis de Carvalho Santiago Filho
Muito obrigado. Isso me favoreceu grandemente. Agora consegui fazer minha resenha
Publicado em 18 de fevereiro de 2019
Gláudia Martins
Adorei a matéria. Ela resume bem a inquietação que me levou ao meu Projeto de TCM.
Parabéns a equipe pelo excelente trabalho realizado.
Publicado em 18 de março de 2019