Os fatores educacionais e de escolha de curso, origem sociodemográfica e integração acadêmica formal estão associados à evasão de curso nos três primeiros anos dos estudantes na UFRJ? O fenômeno da evasão é multifatorial, isso significa que raramente depende de apenas um fator isolado.
Na literatura internacional, três conjuntos de fatores são apontados como relevantes para entender a evasão na educação superior. O primeiro diz respeito a dimensões educacionais, como o desempenho dos alunos em testes padronizados ou no sistema escolar anterior à entrada na educação superior e as variáveis relativas ao processo de escolha de instituição ou curso.
O segundo conjunto destaca fatores associados às características dos indivíduos – sexo, cor renda, escolaridade dos pais –, as quais estariam associadas ao percurso e aos resultados após o ingresso no nível superior.
Finalmente, o terceiro conjunto de fatores ressalta a importância da experiência dos estudantes enquanto frequentavam o ensino superior, especialmente a integração acadêmica, em geral medida pelo desempenho dos estudantes durante os estudos.
Nas análises multivariadas desse estudo, foi utilizado uma combinação de fatores individuais de origem sociodemográfica dos estudantes como, cor, sexo e máxima escolaridade dos pais; dimensões educacionais, como o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); escolha de curso, como primeira opção de curso e se a nota de corte no processo seletivo afetou a escolha do curso; e integração acadêmica formal, representada pelo coeficiente de rendimento acumulado por semestre.
Os resultados dos modelos multivariados para as origens sociodemográfica dos estudantes, sexo, cor e máxima escolaridade dos pais revelaram pequenas diferenças entre as categorias, tanto no risco predito quanto para a sobrevivência. Porém, essas diferenças não eram estatisticamente significativas. Como a UFRJ é uma universidade seletiva, a suposição é que a seleção social tenha ocorrido na entrada da instituição, ou seja, na transição do ensino médio para o ensino superior, ou mesmo nas etapas educacionais anteriores.
Os fatores que se mostraram associados com a evasão de curso foram aqueles relativos aos aspectos educacionais e de escolha de curso e à integração acadêmica formal. Em relação à escolha de curso, os estudantes que disseram que a nota de corte no processo seletivo afetou a opção pelo curso apresentaram um risco maior de abandono do mesmo comparado com àqueles que disseram que a nota de corte não afetou a escolha. A diferença entre os grupos foi maior ao final do primeiro ano do estudante no curso, ou seja, no segundo semestre.
Quanto à associação da primeira opção de curso, o risco da evasão foi maior para os estudantes que disseram que o curso não foi a primeira opção, comparados àqueles que disseram que o curso foi a primeira opção. Além disso, é possível observar que a associação é maior no segundo semestre (figura 3).