Podcast Ciência da Fome discute como a insegurança alimentar impacta o Brasil, quais as principais questões relacionadas ao problema e como pesquisadores podem contribuir para enfrentar esse inimigo
Podcast Ciência da Fome discute como a insegurança alimentar impacta o Brasil, quais as principais questões relacionadas ao problema e como pesquisadores podem contribuir para enfrentar esse inimigo
A quem recorremos quando se apresenta um grande problema diante da humanidade, como a pandemia de covid-19? À ciência, responderá a maioria das pessoas, relembrando o que aprenderam na escola, com a mídia e, mais recentemente, com a própria experiência da pandemia. E se perguntarmos a quem recorrer para enfrentar um problema que, infelizmente, ainda é endêmico na sociedade como a fome? A resposta para muitos talvez não seja tão intuitiva, mas a ciência certamente é um dos saberes mais aptos a oferecer ferramentas para enfrentar esse inimigo. E como a ciência atua no combate à fome? É o que o podcast Ciência da Fome se propõe a discutir em uma temporada de cinco episódios, com direito a um sexto episódio bônus.
O Ciência da Fome não cai na armadilha de uma ciência supostamente neutra e mostra, logo de início, que, se vimos um negacionismo científico em relação à pandemia, também existe um negacionismo em relação à fome. Isso foi escancarado nos últimos quatro anos. A ciência não é neutra e nem o podcast Ciência da Fome. O que, para ambos, não significa serem feitos de forma panfletária ou sem rigor. O podcast mostra, inclusive, conflitos dentro do próprio campo científico.
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Modelo atual de educação precisa evoluir, acompanhando as transformações em andamento. Nova área de pesquisa multidisciplinar e translacional sobre a aprendizagem pode ser o guia para essa mudança, apoiando-se em evidências científicas testadas no ambiente escolar
Membro do Parent in Science, movimento de apoio à maternidade na academia, e líder de comissões de diversidade na UFF e na Faperj, Letícia Oliveira narra sua trajetória científica na área da neurociência e destaca a importância de mais equidade de gênero nas universidades.
Com base em tomografias e estimativas da massa cerebral de vertebrados fósseis, neurocientista brasileira estabelece que esse dinossauro tinha número de neurônios similar ao de babuínos e sugere que ele era mais habilidoso e vivia mais do que se supunha
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