Dois de uma vez

Podcasts que trazem informação de alto nível nas áreas de física e ecologia fisgam o ouvinte pela abordagem bem-humorada. Fisicast e Desabraçando árvores têm grandes chances de entrar para a sua lista de favoritos.

Fisicast

Compreender as notícias da física moderna pode ser um desafio para quem não é da área. Pois parece que a maior motivação do Fisicast é justamente mostrar, com muita leveza, que a física não é lá um bicho de sete cabeças, e que – acredite! – entender física quântica, por exemplo, pode ser prazeroso!

Iniciado em 2019, o podcast já está na sua terceira temporada e conta com 88 episódios. Atualmente a equipe é formada por nove físicos tarimbados, que atuam na divulgação científica e na pesquisa aplicada. Os apresentadores encontraram um bom equilíbrio no conteúdo dos episódios, ora explicando assuntos bem consolidados na física, como o Big Bang, ora trazendo as grandes novidades como o último e complicado experimento Muon g-2, do Fermilab, que flagrou uma partícula fundamental se comportando estranhamente e revelou o que poderá se confirmar como uma nova força da natureza.

O podcast é muito bem-humorado e entremeado de analogias que facilitam o entendimento. Os apresentadores mostram a familiaridade de quem vive e respira os complexos temas da física no seu dia a dia, e não faltam referências e histórias pessoais dentro do laboratório, assim como as piadas nerds, que não poderiam ficar de fora de um bom podcast de ciências.

A produção do Fisicast é cuidadosa e o áudio é agradável e de boa qualidade. Cada episódio tem cerca de uma hora de duração, e a edição faz um belo casamento com o conteúdo para manter o ouvinte entretido com as curiosidades e as grandes descobertas da física. Há também episódios especiais para responder perguntas de ouvintes curiosos.

Quem se aventurar a ouvir vai sonhar com múons, léptons e taus sendo estudados em aceleradores de partículas gigantescos ou com buracos negros em rota de colisão com estrelas de nêutrons ou com neutrinos atravessando o nosso planeta. E, sim, vai entender um pouco mais sobre a verdadeira física quântica, tão vilipendiada por charlatões e curandeiros da internet.

Desabraçando árvores

Desabraçando árvores é o nome do podcast de ecologia mais engraçado da podosfera brasileira. Criado em 2018, é apresentado pelo casal de biólogos mineiros Miriam Perilli e Fernando Lima, que juntos com seus filhotes Ian e Lis, trazem uma discussão séria e bem humorada sobre a pesquisa e a preservação ambiental no Brasil.

Todos os episódios contam com participações especiais de colegas de profissão, e essa é provavelmente a característica mais incrível desse podcast: os apresentadores e seus convidados saem direto do campo, das matas, dos lagos e rios, para o microfone, onde contam suas experiências e “causos” de anos e anos de experiência. Desabraçando árvores é sobre histórias reais de pessoas que dedicam suas vidas a preservar os biomas brasileiros, com todas as agruras e dificuldades. Como os criadores fazem questão de deixar claro: “sem estereótipos, sem demagogia e sem firulas”. Apesar de suas credenciais acadêmicas e um histórico de pesquisa extenso, Miriam e Fernando preferem uma abordagem mais humana da profissão de biólogo.

Desabraçando árvores tem episódios temáticos – o Que bicho é esse? – para falar sobre os mais diferentes animais da nossa fauna, indo dos já famosos bichos-preguiça ao pouco conhecido jacu-estalo. Também abre espaço para discutir aspectos práticos e inusitados da profissão, por exemplo, como podemos lidar com o problema do atropelamento de animais nas estradas e quais as melhores estratégias para preservar animais feios e pouco carismáticos!

Com mais de 60 episódios publicados, esse podcast é uma fonte inesgotável de risadas, mas sempre com muita responsabilidade e alta qualidade. É uma excelente referência para alunos dos cursos de biologia e áreas afins, assim como qualquer pessoa interessada em abraçar uma carreira no campo da ecologia e da preservação ambiental.

Para quem está cansado de ecochatos, bichos-grilo de coletes camuflados, mostrando cenários que não representam a real vivência de biólogos em trabalho de campo, experimente ouvir o Desabraçando árvores.

Leandro Lobo
Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Matéria publicada em 04.06.2021

COMENTÁRIOS

  • Cirley da Silva Lemos

    Desabracando arvores realmente te prende a atenção.. Criado para todo mundo entender, com uma linguagem ckara , pois todo mundo tem sua Tia Cotinha em casa.

    Publicado em 9 de junho de 2021 Responder

Envie um comentário

Open chat