Estratégia pedagógica promove o compartilhamento de aprendizado entre alunos e pode ser utilizada em qualquer nível escolar.
O compartilhamento é palavra-chave de novas formas de trabalho, consumo e socialização. Por que não levar essa tendência também para a sala de aula? Pois é assim que funciona o rodízio de saberes, uma proposta de aprendizagem ativa baseada em uma premissa simples, mas eficaz: a leitura coletiva e colaborativa dos textos por grupos de alunos, que, depois de discutir internamente o conteúdo, passam a comunicar oralmente o que aprenderam aos outros círculos de estudantes da turma.
E o que esse tipo de experiência, que usa o texto como unidade de aprendizagem, pode possibilitar? Maior integração entre os alunos, que compartilham o que leem, contando e ouvindo uns aos outros; a prática de diferentes linguagens (científica ou literária), ao trabalhar a oralidade; um ambiente menos tenso do que o de seminários para os estudantes apresentarem trabalhos; e o desenvolvimento da competência discursiva, ao propor uma nova forma de comunicar os saberes, entre outros.
Como organizar a dinâmica?
Essa didática, que se organiza em cinco etapas, pode ser adaptada às diferentes realidades e diversidades de cada contexto educacional, do ensino fundamental à pós-graduação. Podem ser usados artigos, capítulos de livros, livros didáticos ou paradidáticos, não há restrição. No exemplo de dinâmica a seguir, foi utilizado o livroSexo, Drogas, Rock’N’Roll… & Chocolate, de Suzana Herculano-Houzel.
PRIMEIRA ETAPA: divisão em grupos e identificação dos seus membros.
Os alunos são divididos em cinco grupos de oito integrantes, considerando uma turma padrão de 40 estudantes. Cada grupo recebe uma temática e é identificado de acordo com ela. No exemplo do livro Sexo, Drogas, Rock’N’Roll… & Chocolate, o grupo sobre ‘prazeres cotidianos’ é identificado com a letra P, a equipe que trata de sexo ganha a letra S, e assim por diante. Além disso, cada membro do grupo é designado por um número. Dessa forma, cada estudante é identificado por um conjunto de letra e número. No grupo P, por exemplo, os membros vão de P1 a P8. Todos os participantes devem ganhar um crachá de identificação.