Atividades lúdicas podem se tornar alternativas didáticas eficientes e divertidas para o ensino da disciplina.

Não é brincadeira aprender química, mas é possível aprender química brincando. Desde o começo dos anos 2000, o uso de jogos e atividades lúdicas diversas para ensinar a disciplina vem crescendo. O pressuposto é que, com essas ferramentas, os estudantes podem entender mais facilmente os conceitos mais complexos.

O jogo, no entanto, não pode ser visto somente como um mero facilitador da aprendizagem. É uma alternativa didática eficiente por se utilizar de uma característica muito comum aos seres humanos que é a ludicidade. E o jogo educativo, bem como qualquer atividade didática, não prescinde da presença do professor.

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares

Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas,
Instituto de Química,
Universidade Federal de Goiás

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje.

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

614_256 att-45654
614_256 att-45654
614_256 att-45605
614_256 att-45580
614_256 att-45534
614_256 att-45510
614_256 att-45487
614_256 att-45497
614_256 att-45478
614_256 att-45471
614_256 att-27650
614_256 att-45310
614_256 att-45417
614_256 att-45235
614_256 att-45297

Outros conteúdos nesta categoria

614_256 att-70700
614_256 att-61478
614_256 att-57751
614_256 att-56691
614_256 att-71379
614_256 att-55438
614_256 att-72986
614_256 att-54846
614_256 att-53480
614_256 att-52508
614_256 att-71887
614_256 att-51765
614_256 att-50832
614_256 att-50318
614_256 att-49802