Dissertação premiada ensina como usar composições das escolas de samba para estimular a produção de conhecimento e o pensamento crítico entre alunos do ensino básico
CRÉDITO: FOTO PIXABAY_PAT SCRAP
CRÉDITO: FOTO PIXABAY_PAT SCRAP
Professores buscam, pelo menos desde a década de 1980, formas diversificadas de ensinar história na educação básica. Um grande avanço nessa direção, e também, para a formação continuada e qualificada dos docentes, foi a criação do Mestrado Profissional em Ensino de História, o ProfHistória, em 2014. Nesta primeira turma, desenvolvi o Guia de professores para o uso de sambas-enredo no ensino de história. O trabalho contribui para o docente desenvolver, em conjunto com seus alunos, um percurso metodológico que utiliza as composições das escolas de samba, combinadas a outras fontes históricas, a fim de estimular a produção do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Sempre admirei sambas-enredo, e já havia realizado pequenas experiências com o tema em sala de aula. Além disso, sou ritmista da bateria da escola de samba Os protegidos da princesa, em Florianópolis (SC), e, portanto, havia uma perspectiva pessoal. Mas, principalmente, a escolha também se pautou pelas características que essas composições apresentam. Sambas-enredo são produções narrativas que compõem o universo complexo das escolas de sambas de diferentes locais do Brasil. Buscam representar a história que a agremiação decide contar em seu desfile na avenida, em forma de canção.
Os sambas-enredo são, também, linguagens narrativas compostas por diferentes textos que os tornam singulares em suas apresentações. São compostos a partir do enredo desenvolvido pela escola de samba para o desfile carnavalesco e, também, agregam pesquisas realizadas pelos compositores e trechos que exaltam as identidades das próprias escolas.
Boa parte dos sambas-enredos retratam narrativas históricas desenvolvidas pelas próprias escolas de samba, sem a pretensão de ser fiéis à verdade, mas que, por vezes, dialogam com pesquisas científicas. Mesmo quando não o fazem, contribuem para a formação de nossa memória histórica, de forma direta ou indireta.
O guia busca orientar os professores no uso dessa metodologia, tem o objetivo de orientar alguém para fazer algo de maneira mais autônoma, não determinista. A intenção é abrir possibilidades de uso a partir dos exemplos de sambas-enredo e atividades propostas, inspirando os docentes a reutilizar, recriar ou criar novas propostas a partir do conteúdo.
Os sambas incluídos no guia foram escolhidos a partir dos objetivos traçados para o desenvolvimento das atividades com os estudantes – retratar temas ou processos históricos; desenvolver a história local e/ou de Santa Catarina; aproximar os alunos das experiências culturais de seus territórios.
Assim, foram escolhidos dois sambas-enredo, ambos de 2012, e de escolas de samba da cidade de Florianópolis, local de minha atuação como professora.
O primeiro samba selecionado, da escola Os Protegidos da Princesa, foi o Contestado, 100 anos da insurreição xucra, que retrata a Guerra do Contestado, ocorrida em Santa Catarina entre os anos de 1912 e 1916. A segunda composição escolhida, da escola Embaixada Copa Lord, foi O ponto é chic, a Felipe Schmidt é charme, Floripa é show, que retrata a história desta famosa rua da cidade.
Ao abrir o guia, os professores encontram três eixos distintos. Cada um deles corresponde a uma perspectiva de análise dos sambas-enredo e, juntos, compõem o processo completo de análise de uma fonte histórica musical. Assim, o docente pode organizar suas ações para desenvolver nos estudantes habilidades cognitivas e procedimentais a partir da leitura, da escrita, da pesquisa e, também, por meio da capacidade de relacionar e produzir narrativas.
O eixo I, ‘Analisando Fontes Musicais – Apresentação dos sambas-enredo’, compreende um primeiro momento de aproximação entre os estudantes e a linguagem musical apresentada pelo samba-enredo. O eixo II, ‘Conhecendo o Lugar Social da Construção dos sambas’, analisa a relação entre os agentes produtores do samba-enredo (as escolas de samba e os compositores) e seu lugar social dentro da sociedade na qual estão inseridos. E o eixo III, ‘Os usos do passado – As versões históricas contadas através dos sambas-enredo’, aborda as versões históricas criadas pelos sambas-enredo acerca do passado que essas composições mobilizam.
Dentro dos eixos, são apresentadas duas atividades em que a análise de fontes históricas é o fio condutor para o desenvolvimento do pensamento histórico-crítico perante diferentes situações sociais, fazendo os estudantes perceberem-se como sujeitos históricos, que integram, dependem e transformam o ambiente social em que convivem. As atividades propõem formas de os alunos produzirem conhecimentos históricos, expressando e comunicando suas ideias a partir de diferentes linguagens – verbal, musical, gráfica, plástica, corporal etc.
Para completar esse percurso de análise histórica, o guia inclui todas as fontes históricas (sonoras, iconográficas, escritas, orais e historiográficas) necessárias para o desenvolvimento da metodologia. As fontes, por sua vez, são acompanhadas de fichas que auxiliam no processo de análise. Há ainda um ‘Diário de experimentações’, para que os estudantes registrem todas as atividades desenvolvidas.
Os sambas-enredo são uma linguagem tão rica que oferecem uma gama de possibilidades de uso desde a educação infantil até o ensino médio. Com os pequenos, pode-se explorar a sonoridade, construindo instrumentos musicais e trabalhando a expressão sonoro-corporal. À medida que se avança nas séries, pode-se aumentar a complexidade do trabalho, usando as linguagens corporal, escrita,
musical e matemática, a diversidade cultural etc. Há ainda o grande potencial de uso interdisciplinar que o material oferece ao propor atividades conjuntas entre as disciplinas de história, língua portuguesa e artes, podendo ser ampliado a outras disciplinas.
Os sambas-enredo podem e devem ser trabalhados, não só nas aulas de história, mas em qualquer outra que se desejar. Assim, esse guia pode contribuir para inspirar os colegas a adaptar ou desenvolver novas formas de uso dessas composições em sala de aula.
Fabiolla Falconi Vieira
Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC)
ProfHistória/UFSC
Orientador: Nestor Manoel Habkost / Co-orientadora: Monica Martins da SIlva
Muitas das teorias da física estão calcadas em princípios. Um deles, o princípio da relatividade, impõe uma ‘justiça universal’ às leis da natureza: estas devem ser as mesmas para quaisquer observadores, independentemente do lugar e do tempo, seja passado, seja futuro
Pequeno tronco fóssil de 280 milhões de anos encontrado em São Paulo é o registo mais antigo de um grupo de plantas ornamentais bastante usadas atualmente e sugere que essas plantas devem ter tido uma distribuição mundial ampla muito antes do que se supunha
Políticas industriais voltadas à substituição de importações contribuem para o cenário de dependência tecnológica no Brasil e prejudicam o desenvolvimento rápido de produtos e soluções adequados às necessidades brasileiras
Reaproveitamento dos resíduos da agroindústria pode gerar energia, combustíveis e inúmeros produtos que podem levar o país ao protagonismo na transição inevitável para uma economia de baixo carbono. Mas, para usar todo esse potencial, é urgente o investimento em tecnologias.
Pandemia escancarou racismo estrutural no país e evidenciou a vulnerabilidade social: covid-19 é cinco vezes mais letal em negros do que em brancos. Estudos brasileiros precisam eliminar viés eurocêntrico, fornecendo dados genéticos próprios, que incluam recorte de cor.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |