Pequenas perguntas, grandes questões

Esclarecimentos importantes sobre mutação e origem do novo coronavírus.

Pioneiro na imunização em humanos

Um dos maiores bacteriologistas de sua época, o brasileiro Domingos José Freire testou uma vacina atenuada para a febre amarela na população, antes mesmo de Louis Pasteur.

Literatura em tempos de pandemia

Ainda que saibamos estar fora de cogitação usufruir das receitas aviadas por Plínio e suas fontes, cabe, nesta quarentena, uma vista ao século 1 das nossa Era para conhecê-las.

Múltipla e pioneira

Sem qualquer sinalização de que seria cientista, Denise Pires de Carvalho sentia-se atraída pela matemática, mas ingressou na medicina. Poderia ter seguido a clínica, mas descobriu-se pesquisadora. Conciliar o laboratório com o ensino não lhe bastou, havia espaço para a gestão. Então, ela se tornou a primeira reitora da UFRJ.

A dança celeste

Dia, noite, fases da Lua... Podemos perceber uma parte da dança que os astros fazem no céu. Mas muito dessa coreografia – aparentemente imutável – nos escapa aos olhos. Entra em cena então a física, cuja precisão levou à descoberta não só de novos planetas, mas também de fenômenos cósmicos.

João, Alfa e Beta

Para distrair as duas filhas em meio à quarentena, um pai propõe a elas um problema de lógica. A ideia era mantê-las ocupadas por longo tempo. Mas, espertas, as meninas – para espanto e, sim, felicidade do pai – chegam rapidamente à solução

A Fiocruz diante da covid-19

Maio de 2020. A Fiocruz completa 120 anos e tem a cadeira da presidência ocupada por uma mulher, a socióloga Nísia Trindade Lima, que lida com a pandemia de covid-19 como uma emergência sanitária e humanitária multidimensional, cujo enfrentamento requer conhecimento de todas as áreas da ciência.

Soro convalescente contra a covid-19

Imunização passiva com plasma de pacientes que se recuperaram de infecção por coronavírus mostrou-se eficaz, embora mais estudos sejam necessários para o combate da atual pandemia.

Ponto de ruptura?

Pandemia de Covid-19 pode criar uma nova ordem mundial de governança e atitudes, mas não representa o fim da longa interação das sociedades humanas com as doenças infecciosas.

Guanabara, os destinos cruzados de uma baía e sua cidade

História ambiental mostra como a degradação do espelho d’água de incomparável beleza está profundamente relacionada ao desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro e às transformações de sua população.

A arte de conservar a arte

Entender o comportamento dos materiais envolvidos na produção artística é fundamental para definir as melhores práticas de manufatura, guarda e exposição das obras de um acervo.

5G: A mãe de todas as redes

A conexão internet 5G – apelidada ‘mãe de todas as redes’ – já está disponível comercialmente em alguns países. Ela promete um salto tecnológico cuja distância e feitos ainda mal podemos imaginar. Só há uma certeza: o mundo não será o mesmo.

Maconha medicinal e evidências científicas

Conhecidas popularmente como maconha, as plantas do gênero Cannabis são usadas como fitoterápicos pela humanidade há milhares de anos. Sem bases científicas, mas apoiada em preconceitos, a sociedade moderna questiona essa aplicação medicinal. Afinal, o que diz a ciência?

Geotecnologias em tempos de pandemia

A discussão sobre a necessidade de monitoramento em meio à pandemia tem sido uma pauta global, mas gera polêmica quanto à proteção de informações de caráter pessoal.

Vírus fósseis

O debate sobre a antiguidade dos vírus é bastante complexo, já que não há evidências físicas diretas no registro geológico. Pesquisadores se valem de técnicas moleculares e observações indiretas em fósseis para estimar a idade de surgimento de alguns vírus, uma linha de pesquisa com grande potencial.

Biologia para ser feliz

Reflexões a partir do diálogo entre uma professora do ensino médio e uma especialista em biologia molecular e genética.

Cérebro: um herói na quarentena

Em tempos de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, é preciso adotar estratégias para driblar a ansiedade e manter a saúde mental.

Tão perto, tão longe

'Nada ortodoxa', série da Netflix lançada em 2020, traz ingredientes culturais e rituais praticamente desconhecidos do público em geral, e provoca a reflexão sobre o motivo pelo qual as particularidades da ortodoxia judaica caíram no gosto popular

Alternativa inovadora para ensinar biologia

Experiência com turmas do ensino noturno mostrou que a gamificação, metodologia que inclui elementos dos jogos, facilita o aprendizado dos alunos mesmo em conteúdos considerados difíceis, como bioquímica.

Na Estante

Livro traz relatos de personagens históricos que vivenciaram de perto a queda da Monarquia no Brasil e apresenta percepções, sentimentos e preocupações da elite monárquica brasileira sobre esse período.

Open chat