A ciência tem ocupado boa parte dos debates nas redes sociais e nos noticiários. Ainda assim, tem sido difícil convencer os brasileiros da necessidade de isolamento social enquanto a pandemia continua a avançar. Por que o discurso científico é ouvido, mas não basta para induzir comportamentos? CIÊNCIA E POLÍTICA
EM TEMPOS DE NEGACIONISMO

O vírus do racismo e a covid-19

Estatísticas do Ministério da Saúde apontam que negros são a maior parte dos mortos na pandemia como resultado da associação perversa entre desigualdade racial e pobreza.

Pequenas perguntas, grandes questões

Esclarecimentos importantes sobre mutação e origem do novo coronavírus.

Pesando bolinhas

Vários potinhos contêm bolinhas de gude, alguns com bolinhas verdadeiras, outros com bolinhas falsas, um pouco mais pesadas. Usando lógica, aritmética e uma balança digital, descobrimos onde estão as falsas. Um exemplo simpático do que chamamos de algoritmo.

Valeu a pena o sangue derramado?

Destacamento Blood, o mais recente filme do ator e cineasta Spike Lee, é o primeiro filme a tratar a guerra do Vietnã a partir do ponto de vista racial e pela perspectiva afro-americana, o que em si já bastaria para justificar sua importância.

Evo-Devo e o mito de Pegasus

Reflexões a partir do diálogo entre um professor do ensino médio e uma especialista em biologia evolutiva.

Zoonoses: O protagonismo humano em pandemias, epidemias e surtos

A atual situação planetária é a prova de que doenças infecciosas têm avançado. Mas, na natureza, as chances de um vírus causar danos à saúde de seu hospedeiro são baixas. Então, por que ocorrem pandemias, como a da Covid-19?

Na Estante

Livro problematiza as causas e consequências do racismo na sociedade e reforça a importância da participação de cada um de nós para construir uma nova realidade.

Covid-19 e a guerra de conquista aos povos indígenas

Desde a chegada dos europeus, as doenças são formas de dominação e extermínio dos povos originários do continente americano. Agora, a pandemia de Covid-19 já se apresenta como uma nova grande ameaça à sobrevivência dessas populações.

O desafio para compreender a natureza

Hoje, de um cantinho insignificante do universo, somos capazes de entender um sem-número de fenômenos cósmicos. Essa história começou com a observação do céu e a tentativa de entender o movimento da Terra e dos planetas.

Ensaio sobre a cegueira botânica

Atividades práticas abrem os olhos dos estudantes para a vegetação próxima a suas comunidades e ensinam sobre a importância das plantas para a manutenção de toda a vida no planeta.

Nascido do fogo

Um novo dinossauro do Brasil demonstra que um grupo de formas carnívoras, os celurossauros basais, antes restritos a América do Norte e China, eram mais diversificados do que se supunha. O exemplar estava no Museu Nacional, mas não foi afetado pelo grande incêndio de 2018.

Voar: um superpoder com muitos limites

Atravessar o céu em alta velocidade é um dos poderes mais cobiçados dos super-heróis. Mas essa habilidade tem limitações que colocariam em risco a vida de qualquer ser humano comum.

Lições de Maria Tifoide

Caso de cozinheira norte-irlandesa com febre tifoide, mas sem sintomas, foi emblemático no século 19. Pacientes como ela exercem papel importante na disseminação da atual pandemia.

O Brasil e a OMS

Organização internacional especializada em saúde contou com presença marcante de brasileiros desde sua criação, em 1948, até hoje: país lidera o laboratório de referência da agência para a atual pandemia da Covid-19.

O antirracismo como sentido da vida

Historiadora e ativista, Karine Teixeira Damasceno reflete sobre o movimento ‘Vidas Negras Importam’, reforça o protagonismo negro na luta pela liberdade no século XIX e denuncia o preconceito racial dentro da academia.

Convivência pacífica

Morcegos adaptados à vida urbana prestam importante serviço para os humanos, contribuindo para regenerar áreas verdes nas cidades, polinizar flores e controlar a população de insetos transmissores de doenças.

Vírus e bactérias estão na Bíblia?

Em um tempo quase no futuro, que nos conduzia para um paraíso high-tech, nos pegamos aprendendo outra vez a lavar as mãos, mas não no sentido bíblico.

Juventude, determinação e sensibilidade

Na primeira vez em que colocou os pés em um laboratório, Bárbara de Paula Pires Franco Guimarães sentiu que poderia ser pesquisadora. Sua intuição estava certa. Mas as surpresas pelo caminho despertariam também a vontade de ensinar. A história desta jovem cientista pode inspirar muitas mais.

A valorização das representações espaciais

Os problemas se repetem e estamos sempre às voltas com a necessidade de encontrar soluções que possam dar conta da velocidade e precisão necessárias para o acompanhamento de fenômenos. Onde estaríamos sem o georreferenciamento?

Ciência e política em tempos de negacionismo

Mais do que nunca, em épocas de pandemia e mudanças climáticas, é preciso convencer as pessoas acerca da utilidade que o conhecimento científico pode ter em suas vidas.

Abrir Chat