Slide Matemático, físico e médico, EDUARDO MASSAD fala da importância de se fazer projeções cada vez mais precisas para combater a covid-19, prevê a chegada de outra epidemia ainda mais grave e alerta para o perigo à saúde dos governos hipernacionalistas e do movimento anticiência O QUE O MUNDO PRECISA
APRENDER COM A PANDEMIA

Filogenia, um retrato da evolução das espécies

Área da genética revela as relações ancestrais entre seres vivos e é a chave para o entendimento do mundo natural, possibilitando aos cientistas fazerem previsões que contribuem para a compreensão de doenças e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos.

Louis Pasteur e o Brasil

Relação próxima de D. Pedro II com o cientista francês intensificou a influência deste sobre a pesquisa brasileira em doenças infecciosas. Produção científica na área ainda carrega a marca do pensamento pasteuriano.

Pequenas perguntas, grandes questões

Esclarecimentos importantes sobre mutação e origem do novo coronavírus.

A origem dos morcegos

Pesquisadores suspeitam que esses mamíferos alados, considerados hospedeiros potenciais do vírus causador da Covid-19, surgiram a partir de pequenos animais insetívoros que planavam entre as árvores em busca de alimento ou para fugir de predadores.

Ela representa muito

Pouco tempo depois de ingressar na graduação, Alexandra Anastácio já desejava ser professora e pesquisadora na área de nutrição. Desafiando as estatísticas, tornou-se pró-reitora de graduação na UFF e, com isso, um símbolo de avanço na representatividade da mulher negra no meio acadêmico.

De vilãs a aliadas: o uso terapêutico de toxinas bacterianas

Toxinas ficaram conhecidas por causarem doenças. Depois, descobriu-se que elas poderiam tratar esses males. Hoje, associadas a moléculas do sistema imune, tornam-se ‘mísseis teleguiados’ que localizam e destroem tumores.

Colisões como fábricas de radiação no universo

O que pareceu ser uma nova estrela surgiu no céu. E o que foi aprendido com ela foi revelador: cientistas deram novos passos no entendimento de eventos estelares explosivos, mostrando como é produzida parte substancial da luz do universo.

Na Estante

Sociólogo convoca o leitor a questionar o contexto complexo da atual crise, identificando suas características, contradições e fragilidades, e propõe uma mudança cultural e ideológica para garantir um futuro digno à população.

Com realidade aumentada, planetas e montanhas invadem a sala de aula

Tecnologia é aliada para o ensino de ciências da natureza, facilitando a compreensão de mapas e outras representações do espaço geográfico por alunos dos ensinos fundamental e médio.

Do alto, a floresta vista por dentro

A discussão sobre a necessidade de monitoramento em meio à pandemia tem sido uma pauta global, mas gera polêmica quanto à proteção de informações de caráter pessoal.

Desmistificando a genômica

Reflexões a partir do diálogo entre um professor do ensino médio e um jornalista científico com pesquisa na área da genômica.

Resgate de memórias

Dois irmãos: uma jornada fantástica, animação da Pixar lançada em 2020, não é só para crianças. Convida o expectador de qualquer idade a uma reflexão sobre contextos pessoais, familiares e até da sociedade.

Do Centro ao Pontal, as transformações das praias cariocas

Há mais de três séculos, a paisagem natural do litoral carioca vem sendo modificada pela urbanização, mas a convivência harmoniosa é possível, sem a descaracterização da zona costeira que aumenta a vulnerabilidade às ressacas e à subida do nível do mar.

Aquecimento global: um vilão nada fictício

As mudanças climáticas colocam em risco a vida no planeta Terra. E os oceanos aparecem como grandes heróis para nos proteger do aumento da temperatura e de seus efeitos devastadores.

Sejamos racionais

Há muitos modos de entender por que √2 é irracional. Um deles é o apresentado por um britânico talentoso – que dedicou parte de sua carreira escrevendo para o grande público – para mostrar a beleza e o poder da matemática.

Sensações térmicas

No inverno, tentamos nos proteger do frio. Mas, ao longo dos últimos 100 anos, os físicos perseguiram um frio extremo, ao levar a matéria a temperaturas baixíssimas. Isso permitiu a descoberta de novos fenômenos e materiais úteis.

Ilhas de calor e espaços de conforto

Regiões urbanas, onde se concentra a maioria da população, apresentam temperaturas elevadas. Estudos mostram, entretanto, que áreas protegidas com vegetação e boa circulação de ar reservam focos de frescor.

Uma história olfativa

Usado desde a Antiguidade por suas propriedades medicinais e aromáticas, o almíscar foi sintetizado apenas no século 20. Formulações com fragrâncias similares vêm sendo comercializadas desde então em produtos de higiene e perfumaria.

A menina, os Buendia, Erêndira, eu e você

Diante de tanto horror, diante de tanta dor, me é impossível escrever outra coisa que não seja ficção. Por isso esse conto sobre cotidiano, saudade e livros.

O que o mundo precisa aprender com a pandemia

Matemático, físico e médico, Eduardo Massad fala da importância de se fazer projeções cada vez mais precisas para combater a covid-19, prevê a chegada de outra epidemia ainda mais grave e alerta para o perigo à saúde dos governos hipernacionalistas e do movimento anticiência.

Abrir Chat