VERÃO… QUENTE!

Para a alegria (ou desconforto) de muitos, o verão chegou ao hemisfério Sul. Por que ocorrem as estações do ano? Por que sentimos calor, mesmo quando nossa temperatura corporal é maior que a do ambiente? O que é quente e frio?

Em 21 de dezembro, começa o verão. Para muitos, é a melhor estação do ano, pois, devido às altas temperaturas, é possível curtir locais como praias, piscinas e aproveitar as férias.

No Brasil,graças às suas dimensões continentais, as estações do ano não são bem definidas. No Sul e Sudeste, é comum, mesmo no verão, a chegada de frentes frias, que costumam provocar chuvas e dias um pouco mais frios. Mas, no Norte e Nordeste, que estão próximos da linha do equador, temos praticamente o ano inteiro com altas temperaturas.

O fenômeno das estações do ano está associado ao fato de o eixo de rotação do planeta estar inclinado em cerca de 23,4 graus em relação a uma reta perpendicular ao plano orbital. Na translação da Terra ao redor do Sol, os hemisférios são iluminados de maneira diferente, fazendo com que partes do globo recebam mais ou menos luz, levando ao fenômeno das estações do ano.

Adilson de Oliveira

Departamento de Física,
Universidade Federal de São Carlos (SP)

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

CONTEÚDO RELACIONADO

Formigueiro matemático

Uma série de animação japonesa serviu de base para uma pergunta intrigante que custou anos para que a comunidade matemática chegasse a uma resposta aproximada. E o desafio continua.

Um tempo para cada um

O que é o tempo? Ele é igual para todos? Tem realidade física ou é mera ilusão? Essas perguntas sobre esse conceito – tão fascinante quanto intrigante –vêm sendo objeto de questionamentos por milênios.