Dedicamos a coluna passada ao grande matemático britânico John H. Conway (1938-2020), falecido em abril. Ele se interessava por todo tipo de problemas, desde os mais simples e divertidos até os mais sofisticados. Passou muitos verões participando de eventos com estudantes de ensino médio nos quais mostrava a beleza da matemática.
Em um deles, Conway popularizou uma belíssima prova da irracionalidade da raiz quadrada de 2, bolada por um colega seu, o matemático norte-americano Stanley Tennenbaum (1927-2006) – aliás, já discutimos temas semelhante em ‘Razões para a irracionalidade’ (CH 282 ).
Marco Moriconi
Instituto de Física,
Universidade Federal Fluminense
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Área da genética revela as relações ancestrais entre seres vivos e é a chave para o entendimento do mundo natural, possibilitando aos cientistas fazerem previsões que contribuem para a compreensão de doenças e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos.
Pouco tempo depois de ingressar na graduação, Alexandra Anastácio já desejava ser professora e pesquisadora na área de nutrição. Desafiando as estatísticas, tornou-se pró-reitora de graduação na UFF e, com isso, um símbolo de avanço na representatividade da mulher negra no meio acadêmico.
O que pareceu ser uma nova estrela surgiu no céu. E o que foi aprendido com ela foi revelador: cientistas deram novos passos no entendimento de eventos estelares explosivos, mostrando como é produzida parte substancial da luz do universo.
Há mais de três séculos, a paisagem natural do litoral carioca vem sendo modificada pela urbanização, mas a convivência harmoniosa é possível, sem a descaracterização da zona costeira que aumenta a vulnerabilidade às ressacas e à subida do nível do mar.
Um jogo simples em que cada participante deve escolher um número dentro de certo intervalo tem uma resposta lógica (e surpreendente) se os jogadores forem matemáticos. Mas, no mundo real, a coisa é mais bem complicada, como mostram os economistas
Quatro copos sobre uma mesa giratória. Problema: deixá-los todos virados para cima ou para baixo. Trivial? Sim. Mas, agora, faça isso com os olhos vendados, e esse desafio se torna um jogo muito interessante do ponto de vista lógico. Difícil? Não se preocupe: a matemática, mais uma vez, vai te ajudar.
Máximus, o mágico, está de volta. E vem com um truque que, como sempre, deixará Vítor, seu assistente-vítima, surpreso e espantado. Desta vez, o mestre das ilusões nos apresenta uma tabela com propriedades intrigantes. Seja bem-vindo, bem-vinda, a mais um show de ‘matemágica’!
Teoria da probabilidade causa ‘derrapadas’ até mesmo em matemáticos experientes, pois a aleatoriedade pode dar um ‘nó’ em nossos cérebros. Mesmo problemas aparentemente simples podem levar a resultados distintos: é preciso saber não só ‘o que’ se calcula, mas ‘como’ se faz isso
O velhinho de barbas longas e seu insuportável ajudantezinho deram as caras de novo. E, desta vez, com uma oferta irrecusável: pedaços de barra de chocolate. Será que Noel é um ser redimido e, este ano, vai finalmente ser generoso comigo, sem truques, surpresas (desagradáveis), enganação? Ou...?
Um tutor se diverte com seu vira-lata em um parque, ambos dando voltas em torno de uma árvore. Nessa cena corriqueira do cotidiano, está embutido um teorema de consequências profundas e importantes para a matemática. Mais: ele pode ser entendido só com palavras, sem qualquer cálculo.
Por que sempre é possível apoiar um poliedro convexo em uma de suas faces sobre uma mesa de modo que ele não tombe? E por que ele tomba se apoiado sobre um de seus vértices? Haveria um poliedro que tombasse indefinidamente? Será que a intuição da física pode nos ajudar a resolver esse problema geométrico?
Um professor desafia três ex-alunas com um problema matemático envolvendo placas com trincas de números. Usando a lógica como principal ferramenta, elas desvendam o enigma e mostram como toda informação é importante para construir uma sequência de deduções e chegar a conclusões perfeitas
Três sapos e três rãs se encontram alinhados em um ‘tabuleiro’ de uma só linha com sete casas. Para se movimentar, eles podem deslizar para um mesmo lado ou pular um por cima do outro. Será possível trocar os grupos de anfíbios de lugar, invertendo as posições?
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