Mary Anning, a caçadora de fósseis

Paleontóloga inglesa foi pouco considerada por seus pares, apesar de acumular em seu currículo um grande número de achados jurássicos e da importância de suas descobertas para a ciência.

Outro lado das tatuagens

Prática milenar muito difundida na sociedade moderna começa a ser usada para prevenir e tratar doenças.

A ciência robotizada

Cada vez mais, programas estão facilitando a vida de pesquisadores na hora de analisar dados, propor hipóteses e discriminar os estudos que realmente importam.

Premiação tardia para as pinças ópticas

Técnica que usa feixes de laser para aprisionar e manipular a matéria microscópica confere o Nobel de Física deste ano ao seu idealizador, hoje com 96 anos de idade.

Um balanço da política de cotas

Estudos mostram que, após seis anos de implementação das cotas para o acesso ao ensino superior, a ‘cara’ da universidade pública no país mudou: está mais negra, mais indígena, mais popular, mais diversificada.

Vacinação: estratégia para reduzir a desigualdade

Gratuito e acessível a toda a população, Programa Nacional de Imunização brasileiro é poderosa ferramenta de redução de diferenças sociais, mas enfrenta obstáculos como corte de verbas e crescimento dos movimentos antivacinação.

A diversidade das aves da Amazônia Azul

Variedade de paisagens e características das ilhas oceânicas brasileiras têm levado a diferentes formas de vida, mesmo em organismos grandes e altamente móveis.

Salada de Frutas

Uma máquina maluca transforma frutas de um modo especial. Mas o que será que se pode fazer com ela?