Mary Anning, a caçadora de fósseis

Paleontóloga inglesa foi pouco considerada por seus pares, apesar de acumular em seu currículo um grande número de achados jurássicos e da importância de suas descobertas para a ciência.

Outro lado das tatuagens

Prática milenar muito difundida na sociedade moderna começa a ser usada para prevenir e tratar doenças.

A ciência robotizada

Cada vez mais, programas estão facilitando a vida de pesquisadores na hora de analisar dados, propor hipóteses e discriminar os estudos que realmente importam.

Premiação tardia para as pinças ópticas

Técnica que usa feixes de laser para aprisionar e manipular a matéria microscópica confere o Nobel de Física deste ano ao seu idealizador, hoje com 96 anos de idade.

O titã dos clichês

Uma dobra no tempo tropeça em conceitos científicos, reforça estereótipos, mas marca um ponto ao escolher menina como protagonista.

Museu Nacional resiste

Memória de instituição científica bicentenária dedicada ao ser humano e à natureza jamais será apagada.

Matemática para alunos cegos

Novas tecnologias desenvolvidas na UFRJ ampliam o acesso de estudantes com deficiência visual à disciplina, inclusive no ensino superior.

Informação: o melhor remédio contra as superbactérias

Conclusões do diálogo entre uma professora do Ensino Médio e uma pesquisadora especialista em microbiologia.

Um balanço da política de cotas

Estudos mostram que, após seis anos de implementação das cotas para o acesso ao ensino superior, a ‘cara’ da universidade pública no país mudou: está mais negra, mais indígena, mais popular, mais diversificada.

A ciência do Homem-aranha

Muitos dos superpoderes desse querido super-herói de fato se assemelham às habilidades biológicas das aranhas e são objeto de estudo para produção de novos materiais.

Reminiscências dos laboratórios da vida

Uma vida dedicada ao enfrentamento da violência sexual contra a mulher, com trabalhos premiados, informação e desenvolvimento de ferramentas para dar mais visibilidade ao tema.

A literatura do maravilhoso

Os contos de fadas permitem compreender o imaginário do homem medieval e moderno e o contexto em que ele viveu.

Agenda 2030: o desafio de não deixar ninguém para trás

Paulo Gadelha, ex-presidente da Fiocruz e membro do grupo da ONU focado em aprimorar a criação e o uso de tecnologias para a promoção do desenvolvimento sustentável, fala sobre avanços, retrocessos e estratégias para atingir compromissos assumidos nesse setor por líderes de 193 países.

Quão longe é Remoto?

O registro remoto de dados é usado em muitas áreas do conhecimento. A distância em que o sensor pode se encontrar do alvo varia muito, possibilitando aplicações que vão da medicina à astronomia!

A estranha natureza das coisas

Telescópios nos revelaram a vasta composição do cosmos e microscópios, a intricada composição celular da vida. Mas, talvez, a mais fascinante descoberta sobre a natureza das coisas seja o peculiar comportamento dual da matéria em nível atômico e subatômico.

Vacinação: estratégia para reduzir a desigualdade

Gratuito e acessível a toda a população, Programa Nacional de Imunização brasileiro é poderosa ferramenta de redução de diferenças sociais, mas enfrenta obstáculos como corte de verbas e crescimento dos movimentos antivacinação.

A diversidade das aves da Amazônia Azul

Variedade de paisagens e características das ilhas oceânicas brasileiras têm levado a diferentes formas de vida, mesmo em organismos grandes e altamente móveis.

Salada de Frutas

Uma máquina maluca transforma frutas de um modo especial. Mas o que será que se pode fazer com ela?