Sobre o tempo na física: De absoluto e imutável a relativo e expansível

Perguntas sobre a natureza do tempo – Ele existe? É só ilusão? Terá um fim? – são atemporais e motivaram filósofos, escritores, teólogos... Mas foi com os físicos, no século passado, que esse conceito sofreu grandes transformações.

A rede invisível que sustenta a vida

Ganham força na ecologia os estudos das conexões indiretas entre as espécies, pouco visíveis, mas muito importantes para o funcionamento e a manutenção dos ecossistemas. Entender como se dão essas interações sutis pode ter várias aplicações na manutenção da biodiversidade.

Reflexões geográficas sobre a pandemia

Desigualdades socioeconômicas, raciais e de gênero tornaram-se mais evidentes e intensificaram-se durante a covid-19. Mas ações coletivas e cooperativas destacam-se como armas fundamentais na luta pela vida.

Para entender o negacionismo do Holocausto

Matriz de outros negacionismos históricos atuais, a contestação da existência Holocausto ganhou forma no imediato pós-guerra, atraiu intelectuais, principalmente de extrema-direita, e se tornou não só propagador de ódio, mas também ameaça ao saber histórico.

Uma trajetória acidentada

História da cloroquina inclui momentos de glória – quando aplicada contra a malária e doenças reumatológicas – e de otimismo infundado, como o atual, em que governos rejeitam resultados científicos que provam sua ineficácia contra a covid-19.

Fora de controle

Coordenador do MapBiomas, o engenheiro florestal Tasso Azevedo diz que política do governo federal sinaliza que crimes ambientais compensam e não serão punidos; prejuízos vão além do patrimônio natural e afetam economia e imagem do país no exterior.

Virunduns e soramimis

Fenômenos linguísticos reconhecidos como erros do discurso falado podem ajudar a entender os mecanismos que estão na raiz da capacidade humana de adquirir línguas naturais.

Ilha Nelson: paraíso das plantas fósseis da Antártica

Expedição do projeto Paleoantar recuperou na ilha centenas de exemplares da flora fossilizados, reforçando que, há cerca de 75 milhões de anos, o clima dessa região era moderado, com vegetação formada por florestas, o que contrasta com o deserto gelado dos dias de hoje.

Uma vida científica em contínua caminhada

Com dedicação intensa à química, cientista mineira fez caminho alternativo nos anos 1980, tornando-se uma das pioneiras responsáveis pela construção dos alicerces do desenvolvimento da pesquisa na Universidade Federal de Alagoas.

Seria o coronavírus uma Quimera?

Na mitologia, o monstro híbrido de três animais espalhou pânico, catástrofe e mortes pela Grécia antiga. Mais ou menos como faz agora o novo coronavírus no mundo todo.

Pequenas perguntas, grandes questões

Esclarecimentos importantes sobre mutação e origem do novo coronavírus.

O misterioso passar do tempo

Quando estamos nos divertindo, o tempo parece voar. Quando fazemos algo que nos aborrece, essa entidade misteriosa nos dá a impressão de quase congelar seu fluxo. Afinal, o que é o tempo? Existe um só tempo? Mais: o tempo existe?

A potência do dois

Um desafio com uma balança de dois pratos – usada, no caso, com pesos que são, em gramas, iguais a 1, 2, 4, 8, 16..., ou seja, potências de 2 – nos leva naturalmente à construção do chamado sistema binário, tão útil na eletrônica e computação.

Covid-19: aspectos demográficos e socioeconômicos

Análise de dados de amplo levantamento na área de saúde realizado por instituição federal de pesquisa faz alerta importante sobre estratégias de enfrentamento da covid-19 no Brasil, como o chamado isolamento vertical e a retomada das aulas em escolas e universidades.

Conhecer para representar ou representar para conhecer?

Representar a realidade e medir alguns de seus elementos exige mudanças de escala e de ponto de vista. O que parece trivial, em um primeiro momento, exigiu muitos experimentos e desenvolvimentos tecnológicos.

Sakura: ficção e mundo real celebrando a natureza

Nome dado às cerejeiras e suas flores é um símbolo da cultura japonesa que inspira personagens de animações, histórias em quadrinhos e jogos criados no Japão e estimula a contemplação da beleza natural.

A formação da Inglaterra entre realidade e ficção

A série 'O último reino', um romance histórico medieval exibido pela Netflix, tem suas temporadas um tanto independentes da divisão original dos livros, o que é interessante para manter a fluidez necessária à adaptação para a TV.

O que a arqueologia pode ensinar às crianças?

Com aulas interativas e oficinas de cerâmica baseadas em técnicas indígenas, projeto convida estudantes de escolas públicas de Minas Gerais a descobrir o passado e a valorizar o patrimônio cultural de suas comunidades.

Na Estante

De forma simples e instigante, livro nos conduz em um passeio pelo cosmos, abordando questões sobre sua origem, estrutura e composição e trazendo aspectos matemáticos desse tema.

Open chat