Astrobiologia e a busca de vida fora da Terra

Estamos sós no universo? Como a vida surgiu na Terra? Há milênios, essas questões intrigam a humanidade. É a astrobiologia que busca respostas para essas perguntas. Essa ciência, de carácter multidisciplinar, emprega diversas linhas de pesquisa, investigando a possibilidade de a vida ter chegado a nosso planeta por meio do impacto de asteroides e cometas ou tentando identificar condições de habitabilidade em planetas e satélites do Sistema Solar ou até mesmo em corpos extrassolares.

O surgimento da vida na Terra e a possibilidade de vida extraterrestre são questões que sempre intrigaram a humanidade. A astrobiologia é um ramo multidisciplinar da ciência dedicado a esclarecer esses questionamentos. Para isso, emprega conceitos de diversas áreas, como a astrofísica, geologia, geografia física, química, genética, ecologia, entre outras.

Do ponto de vista astrobiológico, o conceito ‘vida’ permeia a noção de um sistema quimicamente autossustentado capaz de se reproduzir, e cuja energia é obtida a partir do meio externo. É sobre este ‘tipo de vida’ que a astrobiologia vai tratar.

Ricardo Gonçalves Cesar
Instituto de Geociências

Santos, V. S. dos Panspermia Cósmica. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/panspermia-cosmica.htm
Galante, D., Silva, E., Rodrigues, F., Horvath, J. E., Avellar, M. G. B. Astrobiologia: uma ciência emergente.

(Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia). São Paulo: Tikinet Edição-IAG/USP, 2016. Download: https://www.iag. usp.br/astronomia/sites/default/files/astrobiologia.pdf