A tela como instrumento de pesquisa

A pandemia da covid-19 impactou a vida social em geral e a educação em particular. Do isolamento e o trabalho remoto às aulas por computadores e celulares, os brasileiros já sentem o que pode ser chamado de ‘fadiga da quarentena’. No ensino superior, em que o trabalho de campo é imprescindível em algumas áreas, surge uma questão inevitável: como motivar os alunos a realizarem atividades práticas e exercitarem sua imaginação científica? Experiências na área de geografia mostram que há caminhos possíveis.

Desde a segunda quinzena de março de 2020, vivemos no Brasil aquilo que alguns especialistas da área de epidemiologia chamaram de ‘novo normal’, uma situação desencadeada pela difusão do vírus SARS-Cov-2 em todo o mundo a partir de dezembro de 2019. O isolamento social foi uma das estratégias utilizadas para tentar reduzir a velocidade de transmissão da doença e, consequentemente, minorar os impactos sobre a já combalida rede pública de saúde brasileira.

Como divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o vírus se aproveita das situações de ajuntamento social, com contatos prolongados e em ambientes com pouca ventilação, para encontrar novos hospedeiros. O tipo de contágio afeta, portanto, práticas sociais corriqueiras, como trabalhar em escritórios, interagir socialmente, usar meios de transporte e estudar. Em virtude disso, para muitos a solução encontrada foi o trabalho de casa (home office), as transmissões ao vivo (lives) e o ensino remoto.

Marcos Paulo Ferreira de Góis
Departamento de Geografia
Universidade Federal do Rio de Janeiro

CONTEÚDO EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje.

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

614_256 att-53611
614_256 att-27650
614_256 att-53603
614_256 att-53596
614_256 att-53589
614_256 att-53575
614_256 att-53582
614_256 att-53563
614_256 att-53555
614_256 att-53547
614_256 att-53459
614_256 att-53480
614_256 att-53345
614_256 att-53319
614_256 att-53309

Outros conteúdos nesta categoria

725_480 att-81551
725_480 att-79624
725_480 att-79058
725_480 att-79037
725_480 att-79219
725_480 att-90638
725_480 att-90796
725_480 att-90686
725_480 att-90612
725_480 att-90212
725_480 att-90189
725_480 att-90203
725_480 att-90172
725_480 att-89383
725_480 att-89442