Considerada revolução na promoção da saúde por tratar cada indivíduo antes de a doença aparecer, nova abordagem exige que estudos em genômica reflitam a diversidade da população brasileira e não fiquem restritos a pessoas de ancestralidade europeia Edição 375 Medicina personalizada

A matemática vivida em uma vila

Imagine um país com dezenas de milhões de habitantes, com sérios problemas no sistema educacional, uma alta desigualdade social e uma paixão quase insana pelo futebol. Foi lá, na Turquia, que brotou uma extraordinária experiência de aprendizagem conhecida como a Vila Matemática, fruto do trabalho do matemático Ali Nesin, o entrevistado da CH deste mês.

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.

Histórias de coragem e inspiração

Documentário trata da questão da igualdade de gênero na ciência por meio da trajetória de três cientistas de sucesso que lutaram contra a discriminação feminina e incentivaram movimentos de inclusão.

Na África, o berço da universidade

Egiptologia eurocentrista apaga protagonismo negro africano da produção intelectual de Kemet, onde nasceu o primeiro centro de altos estudos e foram desenvolvidos escrita, arquitetura, agricultura, medicina e literatura.

Os contos de fadas, a peste negra e a dança da morte

Um paralelo entre Branca de Neve e Sapatinhos Vermelhos com a pandemia mais devastadora da história da humanidade.

Reduzir para ver melhor

Quando o propósito é conhecer grandes superfícies, a escala é uma redução da realidade, um elemento fundamental na interpretação de mapas.

Um campo de ideias

Para a maioria das pessoas, a palavra campo tem a ver com futebol, plantações etc. Mas, para os físicos, esse conceito foi revolucionário, permitindo construir nova representação das forças da natureza e das partículas mais fundamentais da matéria.

Os detetives da microbiota

Da Bahia à Antártica, pesquisadores usam abordagem baseada na genética para desvendar mais sobre os microrganismos presentes no ambiente e suas funções. Alerta de spoiler: embora possam ser danosos, esses seres microscópicos atuam muitas vezes como guardiões do nosso planeta e de seus habitantes.

Um oceano, múltiplas ameaças

A Década do Oceano tem como um de seus desafios compreender os impactos dos diversos fatores de estresse nos ecossistemas marinhos e promover a sua conservação. As mudanças climáticas, evidentemente, estão entre as graves ameaças à saúde dos mares.

Um mergulho na economia do mar

O oceano traz oportunidades para uma infinidade de atividades econômicas capazes de gerar alimentos, recursos e lazer para os seres humanos. Mas a exploração desse ambiente, assim como de outros, deve ser baseada na sustentabilidade.

A tela como instrumento de pesquisa

Em tempos de pandemia, trabalho de campo na área de geografia é substituído por atividades remotas que preservam os princípios metodológicos da observação, da descrição e da análise empírica, ainda que reduzidas da experiência de ‘estar no mundo’.

Einstein, a luz e o Nobel de Física de 1921

Einstein é quase sinônimo de relatividade. Mas o físico de origem alemã ganhou o Nobel de 1921 por sua contribuição revolucionária sobre a natureza da luz, mostrando que essa radiação pode ser comportar como partículas em certas situações.

Atlas une escola e universidade na Baixada Fluminense

Trabalho em conjunto de professores do ensino básico com alunos e docentes da graduação, no município de Mesquita, no Rio de Janeiro, levou a perspectiva local às representações cartográficas.

Perdas florestais no Xingu

Análises espaciais e temporais dos padrões de desmatamento na bacia hidrográfica apontam para uma cobertura majoritária de pastagem e agricultura no período de 1985 a 2019. A partir dessas ‘trajetórias evolutivas’, é possível saber ‘quando’, ‘quanto’, ‘onde’ e ‘o que’ se perdeu de floresta.

Estereótipo: ameaça invisível

Crença infundada de que mulheres têm menos habilidades do que homens em algumas áreas, como matemática e orientação espacial, pode levar à falta de representatividade do gênero no ambiente dos jogos digitais e até prejudicar o desempenho das jogadoras.

Ao vencedor, as batatas!

Dois problemas envolvendo batatas estimulam o raciocínio matemático, tanto geométrico quanto algébrico. Um deles envolve desenhar curvas em batatas, e o outro, uma situação desconcertante em relação ao peso delas.

Um tubarão fóssil espetacular

Exemplar encontrado em rochas de cerca de 93 milhões de anos no México exibe nadadeiras peitorais longas como as das raias-manta e pode ter desenvolvido o nado do tipo voo subaquático 30 milhões de anos antes do que esses animais.

Lições da pandemia: fortalecer redes internacionais de pesquisa translacional

O Brasil precisa reforçar instituições nacionais capazes de formar alianças para superar a dependência tecnológica e produtiva do país na área da saúde e transformar o conhecimento científico em soluções biomédicas inovadoras que melhorem a vida da população.

A medicina personalizada e os desafios para o contexto brasileiro

Considerada revolução na promoção da saúde por tratar cada indivíduo antes de a doença aparecer, nova abordagem exige que estudos em genômica reflitam a diversidade da população brasileira e não fiquem restritos a pessoas de ancestralidade europeia.

Contra todas as expectativas

Sonia Guimarães é a primeira negra brasileira a se tornar PhD em física. Embora concursada, foi expulsa do ITA. Conseguiu retornar, mas segue excluída. Do lado de fora, faz repercutir a sua história e não teme dizer: “o ITA não gosta de mim, mas o Brasil gosta!”

Na Estante

Primeiro volume da trilogia Lembrança do passado da Terra entrecruza a história recente da China com ficção que conecta terráqueos e alienígenas, apresentando ideias científicas em uma trama envolvente

Abrir Chat