Um jogo de tabuleiro com casas hexagonais, inventado há mais de 80 anos, tornou-se sucesso na Dinamarca e se espalhou pelo mundo – e pode ser jogado on-line. Ele está baseado em um teorema da matemática que prova que sempre haverá um vencedor
Um jogo de tabuleiro com casas hexagonais, inventado há mais de 80 anos, tornou-se sucesso na Dinamarca e se espalhou pelo mundo – e pode ser jogado on-line. Ele está baseado em um teorema da matemática que prova que sempre haverá um vencedor
CRÉDITO: ILUSTRAÇÃO MARCELO BADARI
Em 1942, o matemático, arquiteto, designer e poeta dinamarquês Piet Hein (1905-1996) inventou um jogo que encantou seu país: Hex. Nele, se usa um tabuleiro de tamanho variável, com casas hexagonais e bordas opostas marcadas pela mesma cor (por exemplo, azul e vermelho).
Cada jogador usa peças de uma das cores (no caso, vermelhas ou azuis), colocando-as em uma casa qualquer. Objetivo: criar um caminho unindo as bordas da mesma cor das peças. Por definição, as ‘casas’ dos cantos pertencem às duas bordas. Caminhos são formados unindo casas que compartilham um lado (figura 1).
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Desde a Antiguidade, teatro e ciência têm dialogado. Mais recentemente, peças sobre cientistas renomados foram sucesso de público. Nas últimas décadas, a divulgação científica, ampliando seus horizontes, pegou carona nesse entrelaçamento de culturas
O fenômeno – adaptação evolutiva crucial para proteger, de respostas imunes prejudiciais, órgãos e tecidos vitais, como olhos, placenta, cérebro e testículos – abre novas possibilidades para tratamentos mais eficazes contra o câncer e condições que envolvem o sistema imunitário.
O vínculo emocional que as pessoas têm com o passado e com elementos marcantes de outras épocas tem sido cada vez mais usado em filmes e séries como poderosa estratégia para atrair público de diferentes gerações e aumentar vendas
Estudo de ossos de um ‘tatu gigante’ de aproximadamente 21 mil anos encontrados nessa região revela marcas de corte feitas por grupos humanos pré-históricos, trazendo novas evidências da ocupação de nossos antepassados no continente sul-americano
Natal. E Noel veio... de novo – claro, com Günther, o comilão. Mais uma vez, nada de presentes do ‘bom velhinho’, mas ele, como sempre, deixou um desafio interessante escrito em um papelzinho: uma sequência de letras que devem formar pares entre si
A matemática pode ser uma ferramenta útil também no mercado editorial. Nesta coluna, veremos como a teoria das probabilidades pode nos ajudar a quantificar as chances de dois revisores de uma editora, trabalhando de forma independente, encontrarem erros de digitação nas provas de um livro
Com só uma regra simples, denominada ‘condição de neutralidade’, um joguinho fácil, divertido e instrutivo – para o qual você só precisa de uma folha de papel e quatro canetinhas de cores diferentes – vai te revelar uma surpreendente propriedade sobre tabuleiros coloridos
Um problema que pode ser simulado com elásticos e preguinhos sobre uma tábua de madeira não é só interessante, instrutivo e divertido, mas também tem papel de destaque na história da matemática, pois sua resolução tem algo dos roteiros de filmes românticos
Duas irmãs e duas amigas delas. Todas as quatro excelentes tenistas. Elas decidem disputar, entre elas, um torneio do tipo ‘perdeu, tá fora’. Qual a probabilidade de as duas irmãs se enfrentarem? Soa complicado. Mas a matemática está aí para simplificar as coisas
Uma intoxicação atinge amigos em um acampamento. No hospital, o médico de plantão enfrenta problema sério: como dar a cada paciente o maior número possível de doses de uma vacina (sem exceder o limite seguro), quando os três tipos de imunizante vieram sem rótulos?
Claro, Noel e seu ‘simpático’ ajudante, Gunther, apareceram. Desta vez, abriram presentes, comeram bolo e usaram – para variar – um truque ‘desleal’: apresentaram ao dono da casa um problema fácil para, depois, complicar as coisas. Mas, no fim, foi divertido
Seguimos com o joguinho popular cujo desafio é encontrar rapidamente figuras em comum entre duas cartas. Neste mês, exploraremos questões intrigantes e ainda desafiadoras para a matemática: dado certo número de figuras, quantas cartas terá nosso jogo?
Um joguinho popular – cujo desafio é encontrar rapidamente figuras em comum entre duas cartas – está baseado em conceitos ‘ocultos’ de uma área da matemática: a geometria projetiva finita, que lida basicamente com pontos e linhas que se cruzam
Uma reflexão (mental) sobre os espelhos nos revelará que esses objetos escondem ‘mistérios’ não só interessantes, mas também úteis – tanto aqui na Terra quanto no espaço. Depois de ler esta coluna, você terá outra imagem sobre essas superfícies refletoras.
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