Física e astronomia numa perspectiva afro-indígena A física e a astronomia, ciências fundamentais para a construção de nossa identidade contemporânea de sociedade científico-tecnológica, não têm sido neutras e puras. O predomínio da perspectiva europeia vem excluindo a cultura e o conhecimento de negros e indígenas de seus processos e suas práticas de ensino e divulgação.

Um futuro de base florestal

Restaurar ambientes degradados pela ação humana, adotando um arranjo bioeconômico efetivo com espécies nativas da flora tropical, pode levar o Brasil ao desenvolvimento sustentável, colocando-o em uma posição de destaque na economia global, sendo protagonista de seu próprio crescimento

Microrganismos: os mais bem-sucedidos
habitantes da Terra

O ensino de física e astronomia
pela perspectiva afro-indígena

O ensino de física e astronomia tem se baseado principalmente nas contribuições da cultura europeia, excluindo as contribuições dos chamados povos originários. A perspectiva afro-indígena pretende sanar essa forma de injustiça.

O que é cálculo? Por que essa fama de difícil?

Filme sobre a corrida espacial denuncia a discriminação de mulheres negras que calculavam, à mão, a órbita de cápsulas tripuladas. Para isso, usavam o cálculo, matemática considerada difícil. Será?

No lucrativo mercado da ciência aberta,
quem paga a conta?

A publicação de artigos científicos passa por uma revolução nos últimos anos na busca por tornar o acesso ao conteúdo livre e gratuito. No entanto, esses novos modelos fazem os cientistas arcarem com custos e ampliam a desigualdade entre países ricos e pobres

As mudanças climáticas já afetam nossas vidas

Altas temperaturas e eventos climáticos extremos, como secas, ondas de calor e enchentes, já prejudicam a produção de alimentos e colocam em risco populações mais pobres, afirma Argemiro Teixeira, pesquisador do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG

Correspondências entre Einstein e Freud

Há quase 100 anos, dois luminares da ciência trocaram cartas que resultaram numa obra breve, mas profunda, a ponto de hoje nos ajudar a entender a enorme tragédia da invasão da Ucrânia

Festinha matemática

Um problema que surge na organização de uma festa nos leva a um clássico da aritmética, estudado na China no século 3. Mas, mesmo tanto tempo depois, essa questão ainda preserva frescor inegável – afinal, festas seguem acontecendo.

O fogo transformador