Ciência para a educação

Assim como acontece na área da saúde, é preciso reunir conhecimentos multidisciplinares, baseados em evidências científicas, para promover intervenções capazes de melhorar os índices educacionais no país.

O cuidar e a arte

Enfermeira, assistente social, compositora, cantora, negra e sambista, dona Ivone Lara foi pioneira em vários aspectos: destaque para a introdução da música na terapia de alienados, como complemento da reforma psiquiátrica inaugurada por Nise da Silveira.

Entusiasmo nos desafios

Estudiosa da bacia amazônica e de temas de fronteira, como o tráfico internacional de drogas, a geógrafa Lia Osorio Machado teve influências de peso em sua trajetória que fortaleceram sua luta contra a ignorância.

Sequências magnéticas

Dando continuidade aos problemas de matemática que se parecem com mágica, apresentamos este mês uma versão mais complexa do truque da coluna passada. Novamente, precisaremos só de um(a) mágico(a) – que pode ser você –, um baralho e uma... vítima.

As barreiras que (ainda) impedem o avanço feminino na ciência

Com uma carreira expressiva em ensino e pesquisa, a química Maria Domingues Vargas fala dos estereótipos de gênero e dos vieses inconscientes combatidos pelo Grupo de Trabalho Mulheres na Ciência, da Universidade Federal Fluminense.

Três palavras revolucionárias

Com o surgimento do comércio eletrônico, os serviços de entrega tornaram-se essenciais. Levar a mercadoria até o cliente no menor tempo possível depende da obtenção precisa de endereços. Uma nova ferramenta veio para revolucionar essa tarefa.

Câncer e covid-19

Estudos do INCA indicam que o novo coronavírus apresenta maior número de mutações no organismo de pessoas com câncer, e que estas também são mais suscetíveis a infecção simultânea por mais de uma variante do agente causador da covid-19.

Os vírus e suas criativas estratégias de reprodução

Enquanto todos os organismos vivos transmitem sua informação genética de geração a geração sempre da mesma forma, os vírus, esses parasitas acelulares, adotam variadas e surpreendentes maneiras de se replicar nas células de seus hospedeiros.

Peste Antonina:
a primeira pandemia do mundo antigo

Doença que atingiu a cosmopolita Roma e todo o Império Romano no século 2 d.C. tornou-se uma epidemia ‘globalizada’ como nunca se havia registrado antes e pode ter matado mais de 15 milhões de pessoas em 27 anos.

Buracos negros
De patologias matemáticas ao Nobel de 2020

Buracos negros – corpos cósmicos devoradores incessantes de luz e matéria – nasceram das equações de uma das mais importantes teorias da física. Por décadas, foram mera curiosidade. Mas, hoje, poucos duvidam de sua realidade’.

De olho em ‘velhos’ e novos antivirais

Corrida por medicamentos capazes de superar a pandemia de covid-19 aprofundou o estudo de uma classe de compostos que inibem enzimas de vírus, os nucleosídeos. Novas estratégias apresentam resultados promissores.

O necessário diálogo entre raça, gênero, educação e ciências exatas

Pesquisas no campo da educação mostram como processos de discriminação associados a raça, gênero, identidade de gênero e orientação sexual têm constituído obstáculos para a aprendizagem e para a progressão educacional, em especial nas ciências ditas ‘exatas’.

Origem dos dragões alados revista

Um grupo multinacional de pesquisadores, incluindo brasileiros, sugere que os pterossauros tenham descendido de pequenos répteis que viveram há cerca de 237 milhões de anos. O trabalho mostra que, quando há investimento, a pesquisa nacional floresce em todas as áreas.

Literatura e medicina

Um passeio pela literatura greco-romana que culmina com uma homenagem a todos aqueles que durante a pandemia tem se dedicado ao difícil e exaustivo exercício da medicina.

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.

Além das dimensões

A escola nos ensina que há três dimensões espaciais – altura, largura e comprimento – e que o passar do tempo nada tem a ver com essas três grandezas. Mas isso é só parte da verdade. O espaço está irremediavelmente associado ao tempo, em um mundo quadridimensional. E teorias indicam que pode haver muito mais dimensões.

Combate à poluição, desafio pela saúde coletiva

Mapear fontes terrestres e marítimas de poluentes e seus impactos potenciais na saúde humana e nos ecossistemas oceânicos, apresentando soluções para mitigá-los ou removê-los é o desafio nº 1 da Década do Oceano.

Hackers: do mundo real à cultura pop

Filmes e jogos retratam de forma muito precisa elementos, situações e comportamentos ligados ao universo das pessoas que têm incríveis habilidades na computação.

Pela recomposição do mundo

Resultado de uma parceria entre o Laboratório Fantasma e a Netflix, o filme AmarElo - É tudo pra ontem, do músico, ativista social e pensador brasileiro Emicida, é uma narrativa não linear sobre realizações e personagens negras marcantes no Brasil e no mundo.

Um livro aberto para a matemática

Experiência colaborativa entre ensino básico e superior cria plataforma digital com materiais didáticos e fomenta o desenvolvimento profissional de professores.

Na Estante

Primeiro volume da adaptação de best-seller sobre a história da humanidade explora recursos visuais que facilitam a compreensão de conceitos, mas traz visão questionável sobre causas biológicas e evolutivas para acontecimentos históricos mais recentes.