Abelhas da noite

Espécies noturnas, que dependem da intensidade de luz para visitar flores à noite, vêm sendo cada vez mais estudadas por seu potencial para polinizar importantes culturas agrícolas e por suas adaptações visuais que inspiram aplicações tecnológicas.

Ciência em prol da saúde global

A pesquisa translacional tem contribuído muito para o desenvolvimento de produtos e estratégias para prevenir, diagnosticar e tratar doenças de maior impacto social e reduzir as desigualdades entre as diversas populações do mundo na área da saúde.

O legado de um sanitarista exemplar

Descobertas de Vital Brazil permitiram o desenvolvimento de um tratamento eficaz para picadas de diferentes espécies de cobras e de outros animais peçonhentos, salvando milhões de vidas em todo o mundo.

Monstra e musa

“Nós não vamos desistir, nós vamos resistir. A universidade pública é lugar de travesti!”. Foi com esse grito que Letícia Carolina Pereira do Nascimento tomou posse como primeira travesti negra professora da Universidade Federal do Piauí.

Agroflorestas de chocolate:
doce sabor na preservação da mata atlântica?

Sistemas que combinam árvores nativas com cultivo de cacau em pequena escala protegem uma alta diversidade de aves no sul da Bahia, mas espécies que se alimentam de frutos e insetos são negativamente afetadas, segundo estudo que reforça a importância de se conservar a vegetação original do bioma.

A água no sertão e as mudanças climáticas

Estudo correlaciona eventos extremos, como o El Niño, e outros mecanismos atmosféricos com o desabastecimento de reservatórios do Nordeste. A crise hídrica impede o desenvolvimento econômico de municípios afetados e provoca êxodo rural.

Mulheres cientistas extraordinárias

Reconhecimento da relevância feminina na pesquisa científica ainda é tímido, apesar do impacto que ela tem em nossas vidas. O mundo não seria o mesmo sem o notável trabalho das ainda desconhecidas vencedoras do Prêmio Nobel.

Vacinação: histórico e importância

Mais do que nunca, é preciso impulsionar as iniciativas de consolidação da produção nacional de vacinas e de cobertura vacinal, esclarecendo a população sobre a relevância da imunização.

Genocídio indígena e ecocídio no Brasil

Do extermínio físico à devastação ambiental, vários mecanismos têm sido utilizados no genocídio dos povos indígenas no Brasil, com a ação direta ou omissão do Estado brasileiro.

Uma prova à prova de pandemia e negacionismo

Coordenadora-geral da Olimpíada Nacional em História do Brasil, a professora da Unicamp Cris Meneguello conta como nem a covid-19 atrapalhou a realização da 12ª edição da competição, que, baseada em documentos, leitura e análise crítica de fontes, proporciona uma visão mais ampla do país .

Um dinossauro muito doente

Cientistas brasileiros encontram o mais antigo registro de infecção óssea associada a parasitas de que se tem notícia. A patologia foi identificada em um fragmento de osso da perna de um dinossauro herbívoro de cerca de 85 milhões de anos.

Por que precisamos de utopias?

Em tempos sombrios, a utopia representa não só a esperança, mas a necessidade urgente de felicidade.

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.

Novo horizonte para supercondutores

Este ano, os físicos chegaram a um recorde surpreendente na área de supercondutividade. O fenômeno – no qual eletricidade é conduzida sem perda de energia – foi obtido a 15 graus celsius! Mas isso teve um preço tecnológico.

Pintando números

Mais um tradicional embate entre mim e Noel. Desta vez, o ‘simpático’ barbudo não trouxe um presente, mas, sim, um problema interessante: será possível pintar os números de 1 a 9 usando duas cores apenas, evitando que um deles seja a média dos outros dois?

Devemos esquecer os mapas?

Ao que tudo indica, muitas áreas acabaram se solidarizando com a linguagem espacial e se renderam ao seu poder de representação.

Radiação eletromagnética: vilã ou mocinha?

Associadas a alguns superpoderes nas obras de ficção, as radiações provocam medo em muitas pessoas na vida real. Mas elas são muito usadas em equipamentos do dia a dia e na medicina e só se tornam perigosas em altas dosagens

É tudo pra ontem

Sem embasamento histórico, série sobre fazendas de café do Vale do Paraíba praticamente ignora o horror vivido pelos africanos escravizados no Brasil do século 19 e perpetua uma narrativa antiquada que silencia a escravidão.

Luz, câmera, ação: vídeos para divulgar e ensinar ciência

Projeto leva conteúdo audiovisual sobre o trabalho de pesquisadores brasileiros a escolas e promove atividades que provocam reflexões sobre questões ambientais.

Na Estante

Livro convida a uma viagem do micro ao macro na natureza, com uma abordagem na origem dos elementos químicos e sua conexão com a nossa vida e a evolução do Universo.

Open chat