Slide Em 2021 tem início a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente, a década do oceano. Há, no entanto, um considerável desafio a ser enfrentado para que os sete objetivos determinados pela ONU em prol do oceano sejam cumpridos: a falta de conhecimento científico O OCEANO QUE QUEREMOS Edição 373

Os desafios para uma Década do Oceano

De combater à poluição a promover a aproximação entre os humanos e o oceano, são dez os desafios científicos lançados pela ONU para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

Cores magnéticas

Nada melhor do que começar um ano com um pouco de… ‘matemágica’, deliciosa mistura do encantamento da mágica com o da matemática. Para o truque, tudo que precisamos é de um(a) mágico(a), um baralho e uma... vítima.

O valor do verde no espaço urbano

O isolamento provocado pela pandemia de covid-19 – e a consequente redução do impacto humano no ambiente – trouxe reflexões sobre a importância de preservar e ampliar a cobertura vegetal nas cidades.

Internet quântica
A construção da rede do futuro já começou

A internet quântica promete desempenhar tarefas inimagináveis para a atual rede mundial de computadores. E isso graças a fenômenos muito estranhos, típicos do diminuto universo dos átomos e de suas partículas. Essa revolução já começou.

Quanto vale a ciência?

Uma das consequências de uma crise como a atual pandemia é reforçar algo que as nações desenvolvidas há muito já perceberam: o valor da ciência – em seu sentido mais amplo – na solução de grandes problemas.

Todo o poder dos dados

Professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Marcos Dantas fala da importância de regular plataformas digitais como Facebook e Google, que usam os dados dos usuários do mundo todo para lucrar em seu país de origem, os Estados Unidos.

Cientista, pioneira e resiliente

Pesquisadora de destaque em geomorfologia, área predominantemente masculina, Ana Luiza Coelho Netto, apesar de enfrentar preconceitos, conquistou visibilidade no Brasil e no exterior.

O oceano que queremos

Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, instituída pelas Nações Unidas em 2021, pretende mobilizar comunidade científica, políticos, empresas e sociedade em prol do conhecimento, uso criterioso e preservação do ambiente marinho.

Atravessar paredes: coisa de ficção?

Fantasmas e alguns super-heróis e vilões são capazes de transpor objetos sólidos com facilidade. Mas, no mundo real, esse fenômeno só é cientificamente possível no nível dos átomos.

Quais são as doenças mais importantes?

Em um cenário de emergência sanitária provocada pela pandemia de covid-19 e de redução de recursos destinados à ciência, torna-se um grande desafio equilibrar os investimentos nas várias áreas da saúde .

Radiografia da pandemia no país

Estudo recente registra como a covid-19 afeta as populações e os sistemas de saúde das regiões brasileiras e aponta para a necessidade de se ter um programa de assistência mais justo, inclusivo e equilibrado.

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.

Nossa vida com os microrganismos

Bactérias, fungos e até vírus estão presentes em moradias, escolas, locais de trabalho e outras edificações, mas nem sempre são danosos à saúde. Esse é o chamado microbioma de ambientes construídos, que sofre influência dos nossos hábitos de vida e do grau de urbanização dos espaços.

Percepção de mudanças é a bola da vez

A definição do detalhamento espacial e temporal a serem adotados no processo de monitoramento é fundamental, assim como a atenção à intensidade da mudança.

Livros contra a covid

Sobre os leitores ávidos, a fácil adaptação ao isolamento social e o difícil enfrentamento do negacionismo científico.

Gertrude e os antivirais

Recusada em uma entrevista de emprego por ser uma “influência distrativa” para os homens, Gertrude Elion desenvolveu o aciclovir e outros fármacos e, em 1988, recebeu o prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina.

Fórmula para valorizar a química nos museus

Área de grande relevância para o desenvolvimento da sociedade, a química é pouco explorada nos espaços de divulgação científica do Brasil, ficando restrita às salas de aula e aos laboratórios.

O imbróglio de um dinossauro

A descoberta de um novo dinossauro do Brasil expõe a precária situação do patrimônio paleontológico do país e graves problemas em instituições que deveriam atuar na proteção dos fósseis.

Vozes da África

Programa de rádio criado e desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Africanos da UFRJ é um chamado para que as pessoas saibam mais sobre esse continente ou mesmo sobre a presença africana no Brasil.

Os benefícios da natureza para a saúde mental

Quando o mundo está mergulhado em uma pandemia com efeitos até sobre a nossa saúde mental, a neurociência aponta que o contato com áreas verdes e naturais pode aumentar o bem-estar, o foco e até combater o estresse.

Xeque-mate

O gambito da rainha foi uma das séries mais assistidas de 2020. A história fictícia da enxadrista Beth Harmon aumentou, na vida real, o interesse pelo jogo, a busca por suas regras, a procura por clubes de xadrez e o número de vendas de tabuleiros e peças.

Abrir Chat