O mais elegante e holístico

Considerado o grande especialista em produtos naturais, o químico Otto Gottlieb completaria 100 anos em 2020. Seu trabalho revelou a quimiodiversidade da flora brasileira e impulsionou a pesquisa em fitoquímica no país.

Imagens extraídas do vídeo “Um Cientista, Uma História | episódio 14: Otto Gottlieb “. O vídeo faz parte da série “um cientista, uma história”, exibida pelo canal futura e produzida em parceria com o Serviço Social Da Indústria (SESI).

Um dos cientistas mais importantes da América Latina, o tcheco-brasileiro Otto Richard Gottlieb (1920-2011) pode ser considerado o maior químico de produtos naturais do Brasil. Indicado três vezes para o prêmio Nobel de Química, Gottlieb formou cerca de uma centena de naturalistas e publicou mais de 700 artigos científicos. Analisando a composição química de centenas de espécies de plantas, estabeleceu índices para medir a diversidade dos ecossistemas. Em 2020, quando ele completaria 100 anos, comemoramos a grandeza de seu legado.

São raros os cientistas que conseguem ir além de suas atividades rotineiras e ver mais longe, unificando diversas disciplinas. Quando desenvolvem teorias holísticas, empregando abordagens simples, facilmente compreendidas e repetidas por seus pares – os colegas de pesquisa – diz-se que os cientistas realizaram um estudo elegante, o que usualmente lhes vale o reconhecimento e indicações para prêmios. É o caso de Otto Gottlieb, que elaborou teorias simples para problemas complexos, os quais tiveram sua importância reconhecida em todo o planeta.

Valdir Florêncio da Veiga Júnior

Departamento de Engenharia Química
Instituto Militar de Engenharia – IME

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

Open chat