Especial CH – NOBEL 2020

A Ciência Hoje abre espaço para cientistas brasileiros(as) comentarem as pesquisas laurearas em cada uma das áreas do prêmio Nobel.

Os equívocos da educação em tempos de pandemia

Com a experiência de quem trabalha com EaD, a designer Bruna Werneck, da Fundação Cecierj, alerta para o retrocesso provocado pelas estratégias de ensino remoto adotadas pelas escolas durante a quarentena, que não usam de maneira efetiva a tecnologia para mediar as aulas e ignoram as dificuldades materiais dos alunos de baixa renda.

A percepção pós-pandêmica da ciência

Embora seja cedo para tirar conclusões sobre os efeitos da covid-19 na credibilidade da prática científica, é possível vislumbrar uma mudança sobre seu entendimento na sociedade: ela já é retratada com mais realismo e crítica.

Abelhas por cidades mais verdes e saudáveis

A presença de animais polinizadores é essencial para manter e desenvolver a biodiversidade dos centros urbanos, o que contribui para o bem-estar da população, a segurança alimentar e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Biopirataria, uma ameaça à biodiversidade

Ações humanas, como o comércio ilegal de espécies entre diferentes regiões, provocam a disseminação de vírus, bactérias e outros patógenos que põem em risco a sobrevivência de diferentes populações de seres vivos e a vida em todo o planeta.

Depende de nós

Base da alimentação e do processo que fornece oxigênio à humanidade, as plantas estão com a saúde ameaçada. Mais do que nunca, é preciso voltar o olhar para elas, se quisermos manter uma vida sustentável no planeta.

O perfume das plantas e a polinização:
A produção de coquetéis químicos sofisticados para atrair insetos

Plantas produzem perfumes sofisticados para atrair polinizadores. Essa relação é tão importante que dela depende nossa comida – e, portanto, nossa sobrevivência. Infelizmente, vivemos crise planetária desses insetos.

A guerra contra as pragas

Com o aumento da demanda por alimentos e o desestímulo ao uso de produtos sintéticos, substâncias químicas presentes em plantas são a opção mais saudável e eficaz para manter as lavouras livres de insetos, doenças e ervas daninhas.

O mais elegante e holístico

Considerado o grande especialista em produtos naturais, o químico Otto Gottlieb completaria 100 anos em 2020. Seu trabalho revelou a quimiodiversidade da flora brasileira e impulsionou a pesquisa em fitoquímica no país.

Insetos parasitas de dinossauros

Insetos desconhecidos encontrados em pedaços de âmbar de 99 milhões de anos junto com restos de penas indicam que a interação entre esse grupo de invertebrados e animais com penas é muito antiga e possivelmente vinculada ao desenvolvimento desse tipo de estrutura nos dinossauros.

A bióloga do dedo verde

Uma das pioneiras da anatomia vegetal e um dos nomes mais importantes da botânica no país, Nanuza Luiza de Menezes descobriu a riqueza natural da Serra do Cipó e liderou campanhas de conservação que preservaram biomas como a Mata Atlântica.

Pesquisa translacional: o que é isso?

Ciência que busca aproximar o conhecimento biomédico básico e o desenvolvimento de produtos inovadores na área da saúde tem crescimento expressivo em todo o mundo.

O macarrão

Em meio a tantas questões que solicitam mudanças de paradigmas, uma perspectiva literária para aspectos corriqueiros e profundos de um relacionamento,

Pequenas perguntas, grandes questões

Esclarecimentos importantes sobre mutação e origem do novo coronavírus.

Surge a vida aqui. E… lá fora?

A primavera é vista como o retorno da vida. Com a chegada da estação ao hemisfério Sul da Terra, veio também uma notícia de enorme repercussão: molécula detectada na atmosfera de Vênus poderia ser produzida por microrganismos.

Testando estrategicamente

Testagem em massa é fundamental para termos noção real da dimensão da pandemia de covid-19. Método proposto na década de 1940 oferece modo de agilizar e baratear a testagem. É a matemática ajudando a salvar vidas.

Turismo virtual

O Google Street View tem ampliado consideravelmente seu alcance e diversidade de ambientes, indo além do foco de ruas ou estradas para ganhar o mundo sob as mais diferentes perspectivas

Quão poderoso é o Aquaman?

Embora seus poderes não sejam tão valorizados, o ‘rei dos mares’ tem habilidades na água mais impressionantes do que as de outros super-heróis em terra ou no ar, especialmente sob as lentes da física.

Ficção científica em outro patamar

Em sua terceira temporada, a série Dark, exibida pela Netflix, segue conquistando os públicos mais diversos por conter todas as nuances e profundidade inerentes à natureza humana

Para aprender a ensinar alunos com deficiência sensorial

Criado a partir da vivência dos obstáculos para PCD em uma escola da rede pública, guia traz conceitos e técnicas para auxiliar professores a adaptar ou produzir conteúdo para estudantes surdos e cegos.

Na Estante

Ambientado no Brasil do século 18, romance apresenta características e dilemas da sociedade da época e lança luz sobre questões ocultas que permanecem atuais, como a liberdade vigiada nas relações afetivas e as experiências vividas por africanos e seus descendentes.

Open chat