Em busca de fármacos contra a covid-19

Rede RMN-Rio reúne laboratórios de pesquisa no país para desenvolver medicamentos eficazes contra o vírus responsável pela atual pandemia. Processo essencial para o ciclo viral está na mira do grupo brasileiro.

Pandemia e repressão à migração na América Latina

As fronteiras fechadas de Brasil, Argentina e Paraguai impedem o trânsito entre os países, e milhares de pessoas ficam desamparadas, sem qualquer segurança social, mostrando que a ilusão da livre circulação promovida pela globalização não resistiu à emergência sanitária da covid-19.

A educação eurocêntrica e o racismo no Brasil republicano

Artigo mostra como um ensino antirracista pode resgatar a memória da população negra, que começou a ser apagada com ações eugenistas dos governos e da elite entre os séculos 19 e 20

Pandemia climática

O aumento da temperatura global – e o decorrente derretimento de geleiras – pode levar à liberação de gases e compostos tóxicos, contribuindo para o surgimento de surtos de novas e antigas doenças, ao despertar patógenos congelados na região polar.

Magnetismo animal:
o que a ciência sabe sobre o sentido magnético nos seres vivos?

Se animais respondem à luz, gravidade, eletricidade, entre outros fenômenos, por que não responderiam ao campo magnético da Terra? A resposta para essa questão é tema de estudo de vários grupos de pesquisa no mundo, inclusive no Brasil.

Pesquisa translacional: como e por quê

Lançado nos anos 1990 como um conceito para acelerar a troca entre ciência básica e clínica, esse termo é apenas um novo rótulo para uma prática antiga, criado para reforçar as relações entre pesquisa biomédica e a indústria farmacêutica norte-americana

Alhazen: um outro ponto de vista

Teórico da luz e da visão no mundo árabe considerou poder controlar as inundações do rio Nilo, fingiu-se de louco para não ser morto e sagrou-se um dos precursores do método científico

Para subtrair privilégios e multiplicar inclusão

Carolina Araujo, do Impa, recebeu em 2020 o Prêmio Ramanujan, honraria internacional concedida a pesquisadores em matemática com idade inferior a 45 anos. Sua trajetória a fez atentar para a sub-representação feminina nas ciências exatas.

A inteligência artificial precisa da diversidade

Professora do Instituto de Computação da Unicamp, Sandra Avila explica como a tecnologia pode resolver inúmeros problemas dos brasileiros, mas pondera que cuidados são essenciais para não atender só a uma parte da população e aprofundar a desigualdade.

O Ártico na máquina do tempo

Aquecimento global decorrente de ações humanas provoca derretimento progressivo da calota polar, levando o planeta a um passado geológico quente e inóspito para a maioria das espécies. É hora de reconfigurar o ‘relógio’ climático.

Um raro inseto fóssil do Brasil

Pesquisadores descreveram nova espécie de efêmera que viveu durante o Cretáceo no nordeste do Brasil. O exemplar é um adulto e permite compreender melhor a evolução desse grupo de insetos, reforçando a importância do investimento em escavações controladas.

A literatura no navio negreiro

De Castro Alves ao Rappa, a arte e a literatura espelham como a nossa sociedade segue asfixiando os negros até a morte.

Pequenas perguntas, grandes questões

Confira respostas de especialistas.

Os mascarados

Usar máscara pode não ser confortável, mas essa atitude simples é capaz de nos proteger e proteger os outros da contaminação pelo vírus da covid-19. Análise matemática mostra como o uso de máscaras é eficiente para combater a disseminação desse patógeno.

Imersão geoinformacional

Assistimos a um espetáculo de geoinformação na apuração das eleições presidenciais nos EUA. Mapas e gráficos permitiram não só a interpretação de informações em tempo real como possibilitaram a compreensão de tendências

Minecraft: além da diversão

Sucesso até hoje entre crianças e jovens, jogo eletrônico lançado em 2009 ajuda a desenvolver habilidades e conhecimentos e pode ser uma importante ferramenta para estimular a criatividade e o aprendizado

Um futuro (quase) possível

The Expanse, série scifi da Amazon Prime, se passa alguns séculos no futuro, após a humanidade ter colonizado o sistema solar. O roteiro segue a trama dos livros de James S. A. Corey, pseudônimo da dupla americana Daniel Abraham e Ty Franck. A quinta temporada chega em 2020, patrocinada pelo próprio CEO da Amazon.

Como ensinar os alunos surdos em contextos inclusivos

Professor cria caderno de orientações e estratégias para que docentes de História possam desenvolver seu trabalho partindo do conhecimento das singularidades de seus alunos surdos

Na Estante

Livro apresenta cerca de um século e meio de produção intelectual contemporânea sobre a África, reunindo, em uma narrativa coesa, reflexões de homens e mulheres nascidos nesse continente e na diáspora sobre seus modos de estar no mundo e sua relevância política.